Como muitas meninas, Helena gostava de vestir as roupas da mãe. Mas ela e as suas melhores amigas, Luciana e Marcella Tranchesi, fingiam que faziam desfiles de moda com malas Birkin da Hermès.
Com apenas sete anos acompanhava a mãe a todas as semanas da moda em Paris e Milão, e a reuniões com designers como Valentino. Helena Bordon é filha de Pedro Bordon e Donata Meirelles, antiga diretora internacional da Daslu, a mítica boutique de luxo São Paulo, e actualmente a style director da Vogue brasileira.
Bem relacionada e muito viajada, Helena soube como lucrar com o facto de ser a it-girl brasileira e uma referência mundial por andar bem vestida. Depois de morar em Londres, estudar em Nova Iorque e estagiar na Velentino, aos 26 anos, aventurou-se num negócio próprio: a marca de roupa 284, em que tem como sócios as seus amigas de infância Luciana, Marcella e Bernardino Tranchesi. O nome 284 é o do número do endereço da Daslu, na Rua Domingos Leme, em São Paulo. A primeira loja da marca foi inaugurada no final de 2008, dentro da Villa Daslu.
Como muitas amigas lhe pediam “dicas de viagem”, em agosto de 2012 nasceu o blogue Helena Bordon. “Dois amigos, Marcelo Figueiredo e Fabio Kestenbaum, fizeram uma super pesquisa e me falaram: ‘Vamos fazer que vai dar certo!’. Eles tornaram-se meus sócios investidores e a partir daí, começamos a trabalhar para colocar no ar o mais breve possível”, contou numa entrevista na ocasião do lançamento.
O site oferece “dicas” de moda, beleza, viagens e lifestyle. Além de notícias novas todos os dias e imagens de desfiles, tem a previsão do tempo (uma sugestão do que vestir hoje) e a secção “Get the look”, onde Helena mostra o que está a vestir em diferentes dias e locais do mundo. Além das dicas de amigos de Helena, que vivem espalhados pelos quatro cantos do mundo. “Restaurantes em Londres, comprinhas em Paris, descobertas exóticas em Bali, as próximas tendências e muito mais!”, lê-se na apresentação do site. Habituada desde sempre a viajar, o ritmo prossegue alucinante: numa semana esteve em Paris, Florença, Saint Tropez e Hong Kong.
O sucesso do blogue foi instantâneo. Helena afirmou que no dia do lançamento “ele caiu, de tanto acesso que teve!” Claro que só alguns meses mais tarde começou a tornar-se uma fonte de receita. À publicidade tradicional no site, junta-se um pacote que pode incluir a presença de Helena em eventos e publicações no Instagram.
A fórmula é de sucesso e Helena sabe criar buzz. Quando vai a desfiles, ela arrasa com os seus looks e os fotógrafos acotovelam-se para conseguir uma imagem de street style. Não estranhe se a vir nas revistas W, Instyle ou Vogue. Até apareceu no Instagram do The New York Times.
Helena tem mais de 590 mil seguidores no Instagram, perto de 80 mil no Twitter e 64 mil no Facebook. Com tamanha audiência, não admira que as marcas se entusiasmem com a ideia de estabelecer parcerias: ela desenha peças, como a linha de lingerie para a Hope, acessórios para a marca brasileira de joalharia Lool e é a estrela da campanha de inverno 2015 da Agilità. São apenas alguns exemplos, para não cansar a nossa leitora.