Já ouviu falar na síndrome do sucesso das mulheres?

Há uma síndrome silenciosa que está a causar estragos nas empresas e o seu impacto está a ser sentido a nível global. Quase 90% das mulheres em todo o mundo sentem-se penalizadas pelo seu sucesso profissional, revela um estudo internacional de género realizado nos primeiros meses deste ano.

O estudo The Tallest Poppy, realizado pela Women of Influence+, traz conclusões preocupantes.

As mulheres com sucesso nas suas carreiras estão a ser intimidadas, menosprezadas e levadas a sentir que não lhes compete ocupar tanto espaço. Este fenómeno chama-se  Síndrome da Papoila Alta ou Tall Poppy Syndrome (TPS) e 86% das mulheres que trabalham em todo o mundo dizem ter passado por ele  em algum momento das suas vidas, conclui o primeiro estudo internacional de género The Tallest Poppy, realizado pela Women of Influence+.
Fazendo a analogia com as papoilas que crescem mais alto do que as outras e que são cortadas de modo a ficarem da mesma altura que as flores à sua volta, também as mulheres que ascendem mais alto do que os outros na esfera profissional são subestimadas e penalizadas.

 

Como é que as mulheres são afetadas

As formas de atingir as mulheres que têm sucesso são várias e podem variar entre menosprezo pelas suas realizações (77% das inquiridas apontou esta realidade), serem deixadas fora das reuniões e discussões ou serem ignoradas (72,4%) ou mesmo prejudicadas pelas suas conquistas (70,7%). Isto tem obviamente efeitos devastadores para a autoconfiança e o bem-estar das mulheres, com 85,6% das inquiridas a indicarem que o seu stress aumentou devido a essa situação, enquanto 73,8% afirmaram que teve um impacto negativo na sua saúde mental e 66,2% referiram que diminuiu a sua autoconfiança.

 

Como impacta as empresas

Este fenómeno impacta diretamente na produtividade, o que foi relatado por 75% das inquiridas e, se não for resolvido, pode prejudicar a cultura da organização, e 77,5% referiu que criou desconfiança. De acordo com o estudo, quando profissionais de alto desempenho se encontram num ambiente onde a excelência é penalizada, vão esgotar-se e acabarão por sair, o que foi indicado por mais de metade das mulheres. 

 

Quem está a minar as mulheres
Foram entrevistadas milhares de mulheres de todos os grupos demográficos e profissões, em 103 países, para determinar o impacto da TPS nas suas vidas, pessoal e profissionalmente, e nas organizações em que trabalham. Os resultados foram reveladores. Inicialmente, pensava-se que eram as mulheres que menosprezavam as outras mulheres, mas os dados revelaram que os homens em posições de liderança são mais suscetíveis de penalizar as mulheres devido ao seu sucesso. As mulheres, por outro lado, são mais propensas do que os homens a rebaixar pares ou colegas do seu género.

 

Leia entrevistas de carreira com mulheres de sucesso 

Parceiros Premium
Parceiros