Cláudia Rodrigues é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, fez uma pós-graduação em Marketing Management e uma formação executiva em Leading Digital Marketing pelo ISEG. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas do Marketing e Comunicação, sempre dedicados à Indústria das Tecnologias de Informação, integrou a subsidiária portuguesa da Samsung Electronics em 2016, onde assumiu diferentes responsabilidades na área do Marketing, como a coordenação das áreas de relações públicas, redes sociais, CRM e media da marca em solo nacional. No início de 2022, Cláudia Rodrigues passou a liderar o marketing ibérico da área de Soluções de Climatização da Samsung.
“2023 prevê-se um ano para continuação de crescimento do negócio de climatização da Samsung na Europa, e perspetiva-se um contributo importante das operações de Portugal e Espanha. O setor da climatização enfrenta uma verdadeira revolução, impulsionada por novas políticas e regulamentações ambientais, a escassez de energia e condições socioeconómicas.
Neste sentido, o maior desafio é o de posicionar a Samsung Climate Solutions como um challenger relevante neste mercado, com contributo ativo na evolução de soluções mais sustentáveis. A Samsung assume, a nível global, o compromisso para com o Green Deal definido pela União Europeia com a ambição de alcançar uma economia neutra em termos climáticos até 2050. Estas iniciativas recentes pretendem acelerar a descarbonização das tecnologias usadas para aquecer os edifícios.
Quer em Portugal, como em Espanha, a prioridade na expansão do canal profissional e na comunicação direta ao consumidor final é o caminho que acreditamos fazer sentido para poder atingir o TOP 3 das marcas mais reconhecidas não só pelos profissionais do sector, mas também pelos consumidores que ainda não têm um elevado grau de envolvimento na escolha deste tipo de produtos.
O contexto de mudança apresenta-se como o momento certo para desafiar a liderança pela inovação, reforçando o foco em soluções sustentáveis e duradouras, quer se trate de edifícios comerciais ou ambientes residenciais.
Do lado do desenvolvimento de produtos, o foco estará na entrega de tecnologia, eficiência e conectividade, com soluções inovadoras de arrefecimento, aquecimento, água quente doméstica, refrigeração e edifícios inteligentes.
Do lado da estratégia de comunicação, vamos manter-nos no território do conforto e bem-estar, alinhando à estratégia global find your flow. Sabemos que para as pessoas estarem no seu melhor as condições de climatização interior têm de ser as corretas. A nossa inovação está orientada para as pessoas, para as ajudar a criar o ambiente perfeito, o seu próprio oásis… Porque o mais importante é sentirmo-nos confortáveis: em casa ou no escritório, em lazer ou em trabalho.”
Leia mais artigos sobre os temas que estão na agenda das executivas para 2023