Como aprender (e memorizar) tudo, segundo um Prémio Nobel

A técnica é muito simples e tem o selo de credibilidade de Richard Feynman, que foi Prémio Nobel da Física.

Explicar o que leu a outra pessoa é uma excelente ajuda.

A técnica para aprender qualquer coisa de forma eficaz é muito simples e usada pelos melhores alunos — não necessariamente os mais inteligentes, mas aqueles que sabem estudar. Mas quando partilhada pelo físico Richard Feynman, que trabalhou no projeto Manhattan (com apenas 20 anos!) e conquistou o Prémio Nobel, ganha maior credibilidade.

Vamos à técnica que pode mudar a sua vida e a dos seus filhos: comece por estudar o tema e depois explique-o a si própria ou a outra pessoa como se estivesse a fazê-lo a uma criança. A partir do momento em que consiga explicá-lo de forma simples para que qualquer pessoa entenda, está aprendido. Depois é só passar ao capítulo seguinte e repetir a técnica. 

Segundo Feynman, que recebeu o Prémio Nobel da Física em 1965, com Julian Schwinger e Shin’ichiro Tomonaga, pela contribuição para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, a partir do momento em que deixamos de ‘decorar’ os termos tal qual os lemos e conseguimos explicá-los por palavras nossas, a aprendizagem está feita e a memorização é praticamente garantida.

Esta técnica pode ser usada também nas situações em que tem de estar à vontade para falar sobre um tema, seja numa apresentação na empresa ou para dar uma aula ou ajudar os seus filhos no estudo. 

Parceiros Premium
Parceiros