Sandra Santos, CEO da BA Glass, é a vencedora da edição de 2021 do Prémio BPI Mulher Empresária, uma distinção que reconhece o talento e a excelência profissional das mulheres portuguesas que se destacam pelas suas carreiras, visão estratégica, capacidade de inovação e liderança.
Licenciada em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, em 1994, e com um MBA da Porto Business School, concluído em 1999, iniciou, nesse ano, uma carreira na indústria ao integrar a equipa da BA Glass (na altura, Barbosa & Almeida), uma empresa que produz embalagens de vidro, onde desempenhou várias funções: controller, diretora financeira, diretora de recursos humanos, diretora de fábrica e CFO.
Desde 2014, Sandra Santos lidera, como CEO, a Comissão Executiva de um Grupo que conta com 3800 colaboradores, distribuídos por 12 fábricas, em sete países: Portugal, Espanha, Polónia, Alemanha, Grécia, Bulgária e Roménia, e fatura cerca de 950 milhões de euros. É também administradora não executiva da Navigator, desde abril de 2019, empresa líder europeia na produção de papel fino de impressão e escrita não revestido e na produção de pasta branqueada de eucalipto.
Com mais de 100 anos de história, a BA Glass é um dos maiores produtores de embalagens de vidro para a indústria alimentar e de bebidas, produzindo anualmente oito biliões de garrafas e exportando para mais de 70 países. Com a pandemia, a capacidade produtiva teve que ser adaptada e as linhas que produziam garrafas para cerveja ou refrigerantes foram convertidas para produzir embalagens para alimentação.
O Prémio BPI Mulher Empresária reconhece também o papel ativo da empresa na área da sustentabilidade, nomeadamente na assinatura do “Protocolo do Porto” e no lançamento, através do BPI/CaixaBank, de uma operação de financiamento sustentável de 75 milhões de euros, associada a indicadores ESG, entre outros.
Para Sandra Santos, esta distinção representa “o reconhecimento de mérito de uma carreira e do meu papel, em conjunto com muitos outros, no crescimento e na transformação de um negócio predominantemente ibérico para uma organização multinacional e multicultural”.
O Prémio BPI Mulher Empresária nasce da colaboração do CaixaBank com a fundação IWEC, uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados. As edições anteriores distinguiram Leonor Feitas, da Casa Ermelinda Freitas, Manuela Medeiros, da Parfois, e Isabel Furtado, do Grupo TMG (Têxtil Manuel Gonçalves).