As jovens empreendedoras Catarina Figueiredo e Inês Loureiro agregam produtores nacionais certificados e distribuem os seus produtos na região de Lisboa. Sob o lema “O bom da vida é biológico”, as duas lisboetas lançaram há um ano a biOrgani, mercado online de produtos biológicos: “os produtos mais frescos e locais, 100% biológicos do seu produtor certificado, em sua casa”, como descrevem. Inês Loureiro é arquiteta paisagista com forte ligação à terra e à atividade agrÃcola, tendo desenvolvido várias atividades ligadas ao setor da agricultira biológica. Catarina Santos, por seu turno, é locutora de rádio na RFM e adepta de uma alimentação saudável à mesa. Partilham as preocupações ambientais, a valorização dos produtores nacionais a quem querem dar uma voz e a vontade de contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras.
Como surgiu a ideia?Â
A biOrgani surge da necessidade e da vontade de trazer ao mercado de venda de hortÃcolas e frutÃcolas biológicos a máxima transparência, dando aos produtores a voz e ferramentas, para crescerem no meio digital, algo que sozinhos teriam muita dificuldade em implementar pois requer um investimento avultado. Desde a sua origem na biOrgani é possÃvel saber todas as informações sobre o produtor, desde um descritivo, localização, as certificações em modo de produção biológica, fotos das quintas, dos produtos, e dos próprios produtores. Esta transparência é como um selo de garantia. Quando se encomenda na biOrgani não se está a adquirir um produto apenas, mas escolhemos um produto e a quem queremos comprar, isto é, ao produtor ou aos produtores que mais nos identificamos. Os nossos clientes são adeptos de uma alimentação saudável, têm interesse em saber o que estão a comer e de onde vêm os produtos, procurando consumir produtos locais e da época. A nossa diferenciação em relação aos nossos concorrentes, prende-se sobretudo pela total transparência, somos a primeira plataforma digital totalmente biológica certificada em Portugal, os nossos produtos do mercado são frescos recebemos no dia em que são entregues e primamos por um serviço de entregas de excelência, onde todas as encomendas chegam pontualmente e em segurança.
Como montaram o negócio?Â
A fase desde a criação até ao lançamento da primeira versão da plataforma digital foi um processo difÃcil e lento, porque tudo foi feito com a máxima dedicação de uma equipa de quatro elementos, mas limitada em termos de capacidade de investimento. Até à data já foram investidos mais de 80 mil euros na componente da logÃstica de entregas e principalmente nas atividades de programação, pois a plataforma é totalmente customizada — para que não existam limites ao crescimento optou-se desde o inÃcio por não usar nenhum template. A equipa hoje de seis pessoas foi constituÃda inicialmente por amigos e conhecidos dos amigos, mas podemos dizer que rapidamente se transformou numa famÃlia, pois só assim é possÃvel nos dias mais difÃceis olhar em frente e continuar a caminhada. O nosso Hub de preparação das encomendas situa-se em Entrecampos, mas o objetivo é sairmos do centro de Lisboa indo para uma localização maior e preparada para novos voos. Em 2020 vendemos mais de 50 mil produtos e durante a pandemia formos forçados a crescer mais rapidamente do que o previsto no plano de negócio. Foi um momento muito desafiante, mas que conseguimos ultrapassar positivamente, nunca deixando de entregar nas casas das nossas clientes os produtos mais frescos vindos diretamente dos produtores.
Qual o balanço e qual o vosso sonho para o futuro?
O nosso sonho passa por trazer muita inovação ao setor alimentar, sempre focado nos produtos biológicos e tendo por base o meio digital como forma de distribuição. Para o futuro gostarÃamos de conseguir obter a capacidade financeira para dar continuidade aos nossos planos, que passa pelo desenvolvimento da nossa plataforma digital (está apenas a 15%-20% daquilo que gostarÃamos de oferecer ao mercado) e também pela mudança para novas instalações onde se irão desenvolver todos os novos produtos que pretendemos lançar e que nos permitirão crescer sustentadamente cumprindo sempre com o compromisso da máxima transparência, da sustentabilidade e no apoio à produção local. No final de tudo esperamos que a biOrgani se torne uma marca de referência na venda de produtos biológicos, pela forma, como desde o inÃcio nos apresentámos ao mercado, com uma missão bem vincada e processos simples, contribuindo para uma melhor alimentação e saúde de todos os portugueses, porque tal como o nosso slogan diz “O bom da vida é biológico”