O meu maior desafio: Ana Clara Martines

Foi graças ao empreendedorismo de Ana Clara Martines, a atual responsável pela área de Comunicação Corporate e Reputação da L'Oréal Portugal, que a marca de produtos de beleza entrou na Moda Lisboa já lá vão 15 anos.

Ana Clara Martines lidera a área de Comunicação Corporate e Reputação da L'Oréal.

Ana Clara Martines lidera a área de Comunicação Corporate e Reputação na L’Oréal Portugal. A sua carreira na multinacional de beleza começou em 2002 na equipa de Marketing na L´Oréal Professionnel. Em 2007, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Divisão dos Produtos Profissionais (DPP) e quatro anos depois foi nomeada diretora de comunicação da DPP e Responsável de Comunicação Corporativa da L’Oréal Portugal, função que passou a exercer como diretora e, em exclusivo, a partir de 2012. Em 2017, assumiu também a responsabilidade de Ética e a Responsabilidade Social com o programa internacional Sharing Beauty with all e passou a integrar o Comité Executivo da L’Oréal Portugal.

 

“Na L’ Oréal, uma das competências pelas quais somos avaliados é o empreendedorismo. Desde que entrei no Grupo, em 2002, tenho tido a sorte e a liberdade de colocar em prática esta característica, que considero forte na minha personalidade. Gosto de arriscar, inovar e conquistar os “impossíveis”.

Um dos grandes orgulhos que tenho na minha carreira foi a associação da marca L´Oréal Professionnel à Moda Lisboa, que permitiu posicionar os cabelos como acessórios de moda e valorizar os cabeleireiros como verdadeiros criadores de tendência, ao lado dos grandes estilitas. É muito gratificante ver que este projeto mantém-se até hoje, após 15 anos de parceria.

Na altura, era chefe de produto da marca de styling de L’ Oréal Professionnel. Devido à minha formação em comunicação, sempre me foi natural associar as marcas pelas quais era responsável a ações que potenciavam a sua reputação e a dos seus stakeholders principais, no caso da marca L’Oréal Professionnel, os clientes cabeleireiros. A marca não tinha budget disponível e a associação à Moda Lisboa não passava de uma visão e de um sonho que tinha desde 2003.

Neste ano, consegui somente fazer uma ação de charme, através da distribuição de guarda-chuvas com o logotipo da marca a todos os visitantes, sendo eu a modelo para limitar os custos da acção. Foi uma verdadeira oportunidade para conhecer todo o universo da Moda Lisboa, todas as iniciativas que a marca poderia ter no evento e, sobretudo, estreitar uma ligação com os responsáveis do evento com quem no futuro poderia negociar uma parceria.

A partir daí, lembro-me de longas reuniões de negociação com a Moda Lisboa para otimizar ao máximo o budget conquistado para esta parceria, desde a presença em bastidores, à criação de stand da marca na zona social e às ações de relações públicas, entre outras.

A cada ano queria ir mais longe com esta parceria tendo desenvolvido dois desfiles de cabelos com grandes clientes da marca. Um dos desfiles, “Lúcia Piloto powered by L´Oréal Professionnel”, integrado ao calendário oficial da Moda Lisboa, teve a sua apresentação na passerelle principal com um público de 2000 pessoas, considerado inovador a nível mundial.

Outra iniciativa que lembro com muito carinho foi um dos lançamentos mais importante da marca, INOA, a coloração sem amoníaco, que lançámos em 2009, no ano da celebração do centenário do Grupo L´Oréal.. Em parceria com os estilistas Manéis, todas as modelos desfilaram com uma peruca com a nova coloração, cada uma num tom diferente.

Com todo o conteúdo que tínhamos em bastidores negociei com a VOGUE a realização de um suplemento, a Vogue Cabelos, que mantivemos durante alguns anos. O suplemento apresentava as tendências de cabelo em cada desfile na Moda Lisboa, as dicas e os truques dos cabeleireiros, os produtos de styling utilizados, bem como a listagem dos nossos clientes cabeleireiros e um voucher com desconto para os leitores da revista experimentarem os looks das tendências. Era uma ferramenta que atraia mais clientes aos salões.

Mal sabia que esta história de sucesso iria desviar a minha carreira do marketing para a comunicação. Em 2007, recebi o convite para  criar o Departamento de Comunicação para a Divisão dos Produtos Profissionais. Posteriormente, em 2012, passei a Directora de Comunicação Corporate acumulando posteriormente a área de Public Affairs, Ética e Sustentabilidade. Desde então tenho a missão de construir a reputação da L´Oréal Portugal que passou de moderada, em 2012, a uma reputação de excelência em 2019. Um resultado fruto de um verdadeiro trabalho de equipa. Este caminho permitiu tornar a função da Comunicação ainda mais estratégica e é com muito orgulho que vejo a função ocupar o Comité Executivo desde 2017.  Juntos estamos a construir uma verdadeira Love Company!”

 

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