São nove as profissionais portuguesas distinguidas pela Women@Competition (W@), organização internacional sem fins lucrativos sediada em Bruxelas, que se dedica a divulgar o trabalho de profissionais femininas da Europa, África e Américas. Uma das suas iniciativas é a publicação da lista “40 in their 40s Notable Women Competition Professionals”, que elege mulheres com carreiras maioritariamente ligadas a várias áreas do Direito (sejam elas de prática privada, institucional, política ou judicial) e Economia.
A lista divide-se em 4 categorias,— Enforcement, Judiciary & Policy, In-House, Private Practice e Economics & Academia — cada qual elegendo 40 mulheres (à exceção da última, onde só estão listadas 34 profissionais, para já). O objetivo da plataforma é capacitar mulheres profissionais a serem facilmente encontradas com base no seu mérito, promovendo a sua presença no espaço público e facilitando as relações profissionais em rede.
As profissionais portuguesas reconhecidas nesta lista são:
- Ana Patrícia Carvalho, head dos Serviços Jurídicos e Compliance da Nestlé Portugal
- Ana Rita Andrade, consultora sénior da Nestlé Portugal
- Ana Sofia Rodrigues, economista-chefe na Autoridade da Concorrência.
- Cláudia Trabuco, senior director da EMEA Competition Law Counsel
- Inês Sequeira Mendes, partner da Abreu Advogados
- Margarida Matos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência (AdC)
- Maria João Melícias, membro do Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência (AdC)
- Rita Leandro Vasconcelos, advogada e consultora da Cuatrecasas
- Rosa Abrantes-Metz, managing director da Global Economics Group
Fora da lista “40 in their 40s”, mas dentro do universo W@, faz também parte Maria Freitas, fundadora e chair da W@Millenials, que é também senior policy advisor da Fundação Europeia de Estudos Progressivos (FEPS).