A 6.ª edição do Prémio Excellens Oeconomia, promovido pela PwC, distinguiu Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, como Personalidade do Ano, e a TMG Automotive, também liderada por uma mulher, Isabel Furtado, foi eleita a Empresa do Ano.
O Prémio Excellens Oeconomia, uma iniciativa PwC que visa distinguir aqueles que contribuem para o progresso económico de Portugal, tem vindo a fomentar as melhores práticas e a distinguir as empresas e personalidades do mundo empresarial e económico, que de forma sustentada, contribuem para o progresso do nosso país. O prémio foi criado em 2013, num momento em que Portugal enfrentava um dos seus maiores desafios, e teve como missão estimular o mérito, a visão e a excelência, premiando aqueles que foram capazes de “navegar contra o vento”.
Nesta 6.ª edição, que entregou os prémios no final de maio, acabou por distinguir duas mulheres. Leonor Beleza, pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud, e Isabel Furtado, que recebeu o prémio em nome da TMG, que quadriplicou o volume de negócios desde que está sob a sua liderança.
Leonor Beleza fez inicialmente uma carreira na política, onde começou, em 1982, na Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e se despediu como ministra da Saúde, em 1990, foi escolhida por António Champalimaud para presidir à Fundação Champalimaud. Desde 2005 à frente dos destinos da Fundação, que é uma referência internacional na investigação do cancro, Leonor Beleza é uma das mulheres mais influentes de Portugal, segundo o estudo feito em exclusivo para a Executiva.
Isabel Furtado lidera, desde 2008, a TMG Automotive, empresa do grupo têxtil TMG, que produz tecidos plastificados e outros revestimentos de materiais para interiores de automoveis e emprega mais de 600 trabalhadores. Com uma quota de 18% no mercado europeu, a empresa fatura mais de 100 milhões de euros e entre os seus clientes estão a BMW, Mercedes, Volvo Cars, Opel, Toyota, Jaguar, Porsche ou Maserati.