Mulheres Mais Influentes de Portugal: Cristina Ferreira

Começa o dia na televisão, mas quando sai do ar segue com os vários negócios em que está envolvida no mundo real. Cristina Ferreira sabe rentabilizar como ninguém a sua imagem e capacidade de comunicação.

Cristina Ferreira diz que não tem planos, mas sonhos que a motivam todos os dias.

Cristina Ferreira é uma das caras televisivas mais acarinhadas pelo público e uma das figuras mais requisitadas pelas marcas destinadas ao público feminino. Ao longo de 15 anos construiu uma carreira sólida na TVI, onde também é diretora de conteúdos não informativos. Licenciada em História e com um curso de Ciências de Comunicação, é uma hábil empresária, capaz de deixar a sua marca em vários negócios: tem uma revista, um blog, lançou o seu perfume, publicou dois livros — o último dos quais a autobiografia Sentir, em 2016 — é proprietária de uma loja de pronto a vestir. E os projetos e parcerias não param.

Que perspetiva tem sobre a sua influência enquanto comunicadora?
Considero-me uma pessoa com uma grande responsabilidade pública pelo grau de exposição que tenho neste momento. Tudo tem acontecido de forma natural ainda que tenha sido muito exigente: o blog, a revista e até as minhas redes sociais acabaram por ser uma oportunidade de comunicar outros lados da Cristina de forma mais orgânica, que era exatamente o que quem me acompanha procurava. Os conteúdos que partilho são autênticos e espero que, com eles, possa inspirar pessoas a seguirem os seus sonhos e a não terem receio de assumirem as suas preferências.

Qual o balanço de dois anos de revista Cristina?
Foram dois anos incríveis, cheios de conteúdos exclusivos, grandes capas e muitas surpresas. Para esta nova fase preparámos a revista para a entrada no digital, tanto através da app, como da SmartTV em parceria com a Samsung, e que ganha escala porque existirá em português e em inglês. Para além disso, vamos manter e elevar ainda mais a qualidade dos nossos conteúdos, criar capas histórias novas e frescas, agora também com recurso a vídeo.

Que momento considera ter sido de viragem na sua carreira?
Foram vários, desde o primeiro dia em que dividi estúdio com o Manuel, ao lançamento do meu blog e do Meu perfume internacionalmente, a minha linha de sapatos, o meu Sentir e, mais recentemente, a minha app SmartTV. No fundo, todos aqueles momentos em que dei mais ao meu público e em que senti que chegava mais longe. E que é possível, num país geograficamente pequeno, fazer coisas grandes.

“Cristina Ferreira” é também uma marca com peso, em Portugal. Vê-se assim? Quais as melhores estratégias para estabelecer uma boa marca pessoal?
Vou repetir-me e voltar a falar na autenticidade que é, para mim, essencial. Isso e uma grande paixão pelo que faço, crio e idealizo. Não tenho propriamente um plano, mas sim uma série de sonhos e objetivos que procuro seguir com determinação. Os meus projetos fazem-me sentir realizada e contribuem para o desenvolvimento da minha marca pessoal, que representa um conjunto de metas que fui alcançando ao longo do meu percurso.

Ainda tem sonhos?
Muitos! São os sonhos que me motivam, todos os dias.

Complete a frase: “Quem trabalha comigo sabe que é preciso ter…”
Pontualidade, rapidez, capacidade de sonhar e de perceber que, se um caminho não for possível, o alternativo será ainda melhor.

 

Entrevista concedida em abril de 2017

Parceiros Premium
Parceiros