Assim que terminou a licenciatura em Economia na Católica, Marta Alarcão Troni entrou na KPMG, onde trabalhou em auditoria durante quase 8 anos. Em Junho de 2003 ingressou na Mondial Assistance como chief financial officer e em maio de 2008 chegou à Liberty, onde hoje acumula os cargos de CFO e administradora. Com viagens frequentes e um contacto quase diário com a sede da seguradora em Boston, nos Estados Unidos, Marta Alarcão-Troni precisa de muita organização para conciliar os diferentes fusos horários e as responsabilidades de quem tem quatro filhos e ainda faz questão de arranjar tempo para os seus hobbies.
6h15
O despertador toca mas a verdade é que preciso de mais 15 minutos para me levantar!
6h45
Já estou pronta para chamar as minhas 3 filhas (o mais velho já não faz parte desta rotina!) e começar a preparar os pequenos-almoços e as lancheiras com os almoços! Todos somos dorminhocos lá em casa, por isso o processo de preparação para sair de manhã é um verdadeiro exercício de paciência e controlo de minutos!
7h30
As duas filhas mais velhas já estão prontas, assim como os almoços e lanches matinais – falto apenas eu e a mais pequena, com 7 anos, acabarmos de nos arranjar! Enfim, às 8h, correndo tudo de feição, estamos em condições de sair para as aulas.
9h00
Depois de tomar o meu pequeno almoço no colégio, vou para a Liberty onde chego entre as 9h e as 9h15, conforme o trânsito – quando não tenho de ir para fora de Lisboa!
9h15
Começa a maratona do dia: reuniões locais e e-mails até cerca do meio dia.
12h00
É geralmente a hora a que começam as Skype meetings com a equipa dos Estados Unidos, que se estendem até cerca das 16h/ 17h, de terça a quinta.
13h00
Normalmente, faço uma pausa de 30 minutos de almoço no meio das reuniões, e desço ao rés do chão para uma refeição completa. Se há coisa que evito – pois nas minhas viagens aos Estados Unidos é uma certeza – são almoços em pé e com sandes.
Quando não tenho Skype meetings à terça ao almoço, o que acontece de 15 em 15 dias, vou ao ginásio. Tendo as reuniões, começa o exercício de encaixar o treino ao final do dia – sempre difícil, mas na maioria das vezes após as Skype meetings é exequível.
20h00
À quarta, tenho aula de padel com o meu marido no CNN – Clube Nacional de Natação. E até há pouco tempo, aula de ténis às quintas no CIF – uma rotina dos últimos quatro anos e que foi agora brevemente interrompida mas vai ser retomada após o Verão! Ambas são essenciais para a manutenção do equilíbrio e descompressão do stresse.
À sexta-feira quando a agenda permite tenho duas horas de aula de desenho e pintura na Escola de Belas Artes Pedro Serrenho. Quando não é possível, tento ir ao sábado, depois de deixar as mais pequenas nos Escuteiros de Santa Maria de Belém.
20h15
Excetuando o dia de padel em que não conseguimos jantar todos em família, nos restantes dias procuramos estar os seis juntos, o que é um verdadeiro exercício de paciência pois cada um teima em ter os seus horários.
21h30
Começa a difícil tarefa de meter na cama as duas mais novas!
22h00
Tarefa cumprida e é tempo de voltar a pegar nos e-mails que teimam em chegar dos EUA, até cerca da meia noite. E embora na maioria das vezes pelo meio vá dormitando acabo por me deitar quase sempre depois da meia noite.