Susana Albuquerque é, a partir de 15 de maio, a nova diretora criativa da Uzina. Depois de quatro anos em Madrid, primeiro na Tapsa Y&R, e depois na DDB, Susana regressa a Lisboa para se juntar à Uzina como diretora criativa e responsável pelo trabalho criativo da agência, tanto em Portugal como em Espanha.
Na Tapsa Y&R Susana foi diretora-geral criativa juntamente com Tute Ostiglia, onde foram responsáveis por marcas como Dodot e Ausonia, Fundación Telefónica, Opel, Telepizza, Iberdrola, Movistar e Cinfa Farmaceutica, algumas delas premiadas internacionalmente. Na DDB, agência do ano em Espanha, onde estava até agora, foi diretora criativa integrada, responsável pela conta do BBVA España no seu processo de transformação digital, trabalho que lhe mereceu o reconhecimento do mercado com dois prémios Eficácia.
A nova diretora criativa explica que lhe motivou muito o lado ibérico da Uzina. “Já há algum tempo que gostava de poder vir a unir a minha experiência portuguesa com a experiência espanhola. Gostaria de poder dar aos dois mercados o que tenho aprendido de cada um deles. A Uzina apareceu como a oportunidade certa no momento certo. Depois de trabalhar 4 anos para grandes multinacionais em Espanha, onde se aprende muito sobre como funcionam as grandes estruturas, é muito aliciante receber um convite para trabalhar com autonomia na liderança criativa de uma agência independente. Queremos que a Uzina seja uma agência ibérica e uma referência criativa na construção de marcas. É um objectivo ambicioso, mas sinto que este é o momento certo para trabalhar para esse objectivo”, refere Susana Albuquerque.
“O forte crescimento da Uzina e crescente ambição estratégica e criativa obrigam-nos ao desassossego permanente. Desassossegar a Susana Albuquerque não foi fácil mas foi possível”, António Roquette, CEO da Uzina.
Para António Roquette, CEO da Uzina “este é o momento certo para dar um impulso à agência, promovendo a renovação e a partilha da sua gestão. Há um ano o Duarte Frade assumiu a Direção de Serviço a Clientes e agora com a entrada da Susana damos um novo impulso criativo à agência. No nosso setor, antecipar tendências é crítico. O forte crescimento da Uzina e crescente ambição estratégica e criativa obrigam-nos ao desassossego permanente. Desassossegar a Susana Albuquerque não foi fácil mas foi possível”.
A entrada da Susana coincide com a maioridade da agência. “No ano em se cumprem 18 anos da agência esta decisão vem impor mais um grande desafio à Uzina e estou muito feliz de ter ao nosso lado uma profissional com a experiência e reputação, quer nacional quer internacional, da Susana”, comenta Gustavo Suarez, partner da agência que passa a assumir funções criativas não executivas.