Do e don’t na festa de Natal da empresa

Entrámos oficialmente na quinzena dos almoços, jantares ou festas de Natal das empresas. Não esqueça os princípios básicos a seguir nestas ocasiões e evite os deslizes.

Aproveite para estreitar os laços com a sua equipa.

As festas de Natal das empresas são ocasiões únicas para um convívio mais descontraído entre os colaboradores e os gestores de vários departamentos, e uma oportunidade para descomprimir e fazer-se notar na organização. Um objetivo que encaixa que nem uma luva a chefias e subordinados – todos querem transmitir a melhor imagem de si próprios e ficar a conhecer melhor meia dúzia de pessoas que normalmente não estão ao seu alcance.

Porém, como em todos os eventos profissionais, não convém relaxar demasiado, para não ser o tema de conversa de toda a empresa no dia seguinte. Lembre-se: em qualquer situação onde se encontre, estará sempre sob avaliação. Deixamos algumas sugestões para tirar o maior partido destes momentos, aproveitando-os para reforçar a sua rede de contactos e deixar uma boa impressão.

Faça uma boa entrada

Entrar bem-humorada e cumprimentar o máximo de pessoas possível é uma forma de mostrar a sua simpatia e a disponibilidade para socializar.

Não exagere no visual

Apostar num look cuidado mas sem exageros é o indicado para estas ocasiões. Não se esqueça que continua em ambiente de trabalho.

Seja participativa

Mostre-se disponível para conversar com as pessoas que a rodeiam, especialmente com aqueles em quem deseja causar uma boa impressão ou que pretende conhecer melhor. Fique na zona central da festa e com a mão direita disponível os indispensáveis cumprimentos.

Não use o smartphone 

Se estiver ocupada com o telemóvel parecerá aborrecida com o evento ou sem disposição para conversar com ninguém. Descontraia e socialize.

Enriqueça a sua network

Estes eventos são ocasiões únicas para aumentar a rede de contactos. Aproveite para estreitar laços com pessoas de outros departamentos. As boas relações no local de trabalho são sempre positivas.

Não monopolize as conversas

A moderação é a palavra-chave. É importante que o seu discurso seja positivo, mas não demasiado revelador da sua vida pessoal. Não monopolize as conversas falando apenas de si e do seu trabalho. Aproveite para escutar os outros.

Observe muito

Aproveite o evento para se divertir mas também, ainda que discretamente, para algum trabalho de campo. Observar como as pessoas se comportam num ambiente mais informal revela facetas menos conhecidas da sua personalidade.

Não se isole

É mais confortável ficar junto dos seus pares ou passar a noite a falar com a sua grande amiga na empresa, mas isso vai impedi-la de conhecer melhor outros colaboradores. Aproveite para transmitir uma boa imagem de si e observar de perto algumas pessoas com quem tem raras oportunidades de manter contacto.

Divirta-se

Mesmo sabendo que estará sempre sob observação de subordinados, pares e chefias, isso não deve impedi-la de se divertir. O importante é que resistir aos exageros. Por vezes, há a tentação de mostrar um lado mais descontraído que ninguém na empresa conhece, mas pense duas vezes se valerá mesmo apenas correr o risco de ser escrutinada por todos.

Não abuse do álcool

Esta é a causa dos maiores desaires nos convívios entre colegas. A desinibição que o álcool provoca é altamente perigosa nestas situações. Uma atitude ou um comentário desajustados podem manchar uma imagem profissional até então irrepreensível.

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