Trabalha arduamente e mesmo assim sente que não reconhecem o seu mérito e o seu nome nunca é falado para uma promoção. Em vez de continuar a sentir-se injustiçada, certifique-se de que não está a ser vítima de si própria, involuntariamente, claro!
Evita a atenção dos outros
Ninguém vai reparar nos seus esforços a não ser que os exiba um pouco. A melhor forma de o fazer é manter uma lista das coisas que alcançou dentro e fora do trabalho, quer se trate de artigos que publicou, um certo número de seguidores que alcançou nas redes sociais num só mês, ou um novo cliente que trouxe para a sua empresa.
Dependendo do tipo de trabalho que faz, pode também partilhar nas redes sociais mensagens relacionadas com a sua carreira de forma a que o seu empregador atual ou futuro esteja ciente daquilo que já alcançou.
Chega atrasada
Chegar sistematicamente atrasada, por muito que trabalhe fora de horas e fique até mais tarde ou utilize a sua hora de almoço para compensar, passa a mensagem aos seus superiores de que não leva o seu trabalho a sério. Tente sempre chegar a horas.
Não se defende a si própria
Se a sua carga de trabalho é excessiva ou se não está de acordo com as suas funções, diga alguma coisa. Uma comunicação aberta, assertiva e não emocional podem-na levar longe.
Está constantemente a querer demonstrar mais trabalho
Um estudo recente demonstrou que os empregadores preferem ter ao seu lado alguém que tem talento ao invés de alguém que trabalha arduamente. Se está sobre stress não o demonstre, a melhor estratégia é mesmo fazer parecer que tudo lhe corre sempre bem e que exerce as suas funções sem ter de fazer grandes esforços.
Ficar a trabalhar até mais tarde, para demonstrar que faz mais que os outros, pode passar uma mensagem errada de incompetência da sua parte, como se as horas que tem durante o dia não fossem suficientes para que consiga acabar o seu trabalho.
Só faz o que lhe pedem
Uma das chaves para avançar na carreira é pedir o trabalho e as responsabilidades que deseja. Se quer um dia assumir as funções do seu/sua chefe, peça hoje para fazer algum do seu trabalho. A verdade é que o mais provável é as pessoas a verem dentro do seu contexto, ou seja, no seu cargo desempenhando as suas funções – a não ser que lhes peça nunca a vão ver de outra forma.
Amua em público
O dia-a-dia no trabalho está cheio de razões para ficar abatida, seja uma falha sua, uma reprimenda, ver as suas ideias rejeitadas, entre outras coisas. O importante é saber quando se retirar para lidar com emoções mais fortes e não o fazer na sua secretária.
Odeia o seu trabalho
Também é difícil esconder as suas emoções quando não está satisfeita com o seu trabalho e com o passar do tempo a falta de interesse vai passar a ser óbvia. Se este é o seu caso o melhor mesmo é encontrar um novo emprego o mais rápido possível.