Maria João Carioca vai assumir a liderança da Euronext Lisboa durante o segundo semestre deste ano, depois de completar as suas funções na comissão executiva da CGD onde tem também a seu cargo as funções do Marketing e das TI e Operações.
O comunicado da Euronext a dar conta desta nomeação refere a vasta experiência desta executiva no setor financeiro europeu onde superou “exigentes desafios de negócios com elevado desempenho operacional, o que faz dela a pessoa mais relevante para liderar as operações da Euronext em Portugal”.
Antes de chegar à Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Maria João Carioca passou pela SIBS (continua a ser vogal não executivo do Conselho de Administração), a Unicre e a McKinsey. Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pelo INSEAD com honras (lista de Dean) e completou o Programa LCOR na Harvard Business School. Contribuiu ainda para o livro “Conquistar o Futuro da Europa” e lecionou no Programa Executivo (PAME) da Universidade Católica de Lisboa.
A Euronext informa que “para garantir uma transição suave, Isabel Ucha, atual CEO interina da Euronext Lisboa, e Rui Matos, atualmente CEO interino da Interbolsa, concordaram em permanecer nestes cargos até que Maria João Carioca seja nomeada oficialmente”.
É a primeira mulher a ser nomeada oficialmente como presidente da Bolsa de Lisboa desde a sua criação em 1769.
Leia a entrevista que Maria João Carioca deu à Executiva em junho de 2015.