5 passos para otimizar os seus dias

Quantas vezes já chegou ao final do dia com a sensação de que não conseguiu fazer nada 'que se veja'? Provavelmente, muitas. Para escapar a essa frustração, tem de alterar a sua organização. E as mudanças começam logo ao levantar.

Antes de sair de casa defina os objetivos que pretende alcançar

Aumentar a produtividade não é sinónimo de mais horas de trabalho, mas de trabalhar mais em menos horas. Um artigo publicado na Entrepreneur deixa algumas sugestões simples, que vão otimizar os seus dias. O complicado é manter-se fiel a elas diariamente. Mas se o conseguir, verá que vale a pena o esforço.

Tome um bom pequeno-almoço

Nem pense em sair de casa com o estômago vazio. Levante-se 15 minutos mais cedo e desfrute de um pequeno-almoço a solo, que lhe dê oportunidade de saborear o que come, enquanto organiza mentalmente o seu dia. E nem precisa de perder muito tempo a prepará-lo. Faça um bom batido de fruta que a deixe energizada. Junte um maçã, uma banana, uma mão cheia de espinafres, metade de um pepino, um pouco de água de coco, algumas sementes de linhaça e cubos de gelo. É um verdadeiro shot de energia muito rápido de preparar.

Sem definir os objetivos, é mais difícil conseguir atingi-los.

Trace 3 objetivos por dia

Enquanto prepara o batido tem tempo para definir três objetivos que quer cumprir ao longo do dia. Pense no que vai querer responder quando lhe perguntarem ‘Como correu o dia?’. Mesmo sabendo que há imprevistos, faz toda a diferença ter objetivos em mente, do que deixar-se envolver nas tarefas que tem pela frente e não conseguir tempo para resolver alguns assuntos importantes. A sua lista pode incluir coisas tão díspares como pedir aos Recursos Humanos que lhe apresentem uma proposta para o encontro de quadros ou tratar da renovação da carta de condução, por exemplo. O importante é que todos os dias chegue a casa com a sensação de alguns deveres cumpridos.

Ponha os objetivos na agenda

Decidir que quer responder ao email do diretor comercial da filial do Porto, mas não apontar isso na agenda é meio caminho para se esquecer. É preciso arranjar espaço para resolver as tarefas que não são prioritárias, mas às quais é importante dar resposta. Talvez não se aperceba, mas o facto de continuar a adiá-las, ainda que inconscientemente, provoca-lhe um desgaste que é desnecessário. Trace os objetivos, se forem muito trabalhosos divida-os em fases, anote-os na agenda e cumpra-os, como se de uma reunião com o administrador se tratasse.

Faça um primeiro balanço do dia antes de sair para almoçar.

Crie incentivos para cumprir tarefas

Todas temos tarefas que não gostamos de fazer, e que temos tendência a adiar. E por vezes, adiamos de tal maneira que quando chega o dia D temos de as fazer rapidamente e nem sempre tão bem como desejaríamos. Em vez de continuar a adiá-las, tente duas estratégias. A primeira é começar o dia com uma tarefa de que não goste. Acredite que assim que a vir cumprida, ganhará uma outra motivação para deitar mão a todas as outras. A segunda é criar uma recompensa para cada tarefa aborrecida que tiver de cumprir. Pode ser uma pausa para café, um telefonema rápido à melhor amiga ou um almoço mais demorado. A ideia é identificar incentivos que a ajudem a manter os seus objetivos em dia.

Reavalie a agenda antes do almoço

Um quarto de hora antes de sair para almoçar, faça uma pausa. Feche o computador e se possível sente-se numa mesa diferente para fazer uma espécie de meditação profissional. O que se pretende é que faça um balanço do que já fez e do que pretende fazer até ao final do dia. Não receie gastar 15 minutos com este balanço, pois é tempo ganho, já que a ajudará a não descarrilar nos objetivos e a reorganizar a agenda de forma a conseguir cumpri-los.

Parceiros Premium
Parceiros