Em plena Vogue Fashion’s Night Out, no passado dia 10 de Setembro, a Comunidade Vida e Paz deu que falar com a campanha “365 nights out”. Uma loja no coração da cidade, tapada com panos, criou grande expectativa. Divulgada nas páginas de Facebook de Cristina Ferreira, de João Manzarra e dos Bons Rapazes, todos esperavam vê-los e perceber de que marca se tratava.
Retirados os panos, foi a surpresa: no interior, estavam manequins vestidos com roupas de pessoas em condição de sem abrigo, com etiquetas de uma nova “marca”: “365 urban wear”, com o objetivo de sensibilizar para a situação e angariar fundos para proporcionar nights in (ou seja, noites num centro terapêutico e de reinserção da comunidade que conseguem pagar com o donativo de 5€) a pessoas que passam 365 nights out.
Com a assinatura da Leo Burnett, em colaboração com a Comunidade Vida e Paz, “o principal objetivo foi consciencializar para esta realidade”, revela Margarida Alves, responsável de comunicação e marketing da Comunidade Vida e Paz. “Enquanto as pessoas passam aquela noite na rua, as pessoas em condição sem-abrigo passam 365 noites, e uma pequena contribuição pode ajudar a reconstruir sentidos de vida. Neste caso os 5 euros ajudam a transformar uma night out numa night in; neste momento, já conseguimos transformar 86 noites.” Foram três meses de preparação, “sendo que a parte mais difícil foi encontrar um espaço bem localizado para montarmos esta falsa loja por uma noite. A campanha esteve quase para não se realizar por causa disso; encontrámos a loja já mesmo no limite para a divulgação da marca”, diz Margarida Alves.
Pessoas sem-abrigo no red carpet
A “365 nights out” foi a continuação de outra grande campanha deste ano: a “Red carpet – o que eles vestiram na grande noite dos óscares”, que fotografou pessoas sem-abrigo sobre um tapete vermelho. Margarida Alves conta como tudo começou: “No início deste ano, a Leo Burnett Lisboa entrou em contato connosco porque tinham a ideia para uma campanha de angariação de roupas para as pessoas em condição sem-abrigo, cuja mensagem era: “enquanto o mundo esperava para ver o que as celebridades tinham vestido naquela noite, aquela era a roupa que eles [pessoas sem-abrigo] tinham vestida. No final do vídeo fazíamos um apelo à nossa falta de roupa para homem (que continua a ser uma necessidade na nossa instituição, sobretudo a roupa interior) e à consignação do IRS. Depois tivemos vários mupis espalhados pela cidade de Lisboa”.
O impacte da campanha foi tal, que a Leo Burnett chegou mesmo a ser premiada. Segundo a responsável, “quando apresentaram a campanha ficámos de imediato apaixonados por ela: era arrojada, forte e consciente. Percebendo de imediato o impacte da campanha decidimos que seria a nossa campanha para a consignação do IRS. Mais tarde, no Festival de Criativos, a campanha arrecadou oito prémios nas mais variadas categorias”.
Outras campanhas
A marca “365 urban wear” foi apresentada na Vogue Fashion’s Night Out pelo Presidente da Direção da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim. Porém, na realidade, segundo Margarida Alves, “não foi registada como marca, foi apenas um evento de uma noite. Com esta marca não temos nenhuns artigos/serviços à venda, é apenas uma campanha. Mas comercializamos peças e serviços com o projecto ‘Peças que ajudam, Serviços que Cuidam’ que tem como objetivo rentabilizar as 11 oficinas que temos distribuídas pelos três centros da Comunidade Vida e Paz. Estas peças podem ser adquiridas através do nosso site, do site Compra Solidária ou então na nossa loja ‘Montra Solidária’ no Atrium Saldanha, em Lisboa”.
A campanha “365 nights out” continua online, onde o contador de nights in se mantém para quem ainda quiser contribuir. Também em curso, está a campanha de recolha de mantas “Uma manta por um sorriso”, que apela à doação de mantas (até 23 de Outubro), e a campanha Pins&Pulseiras Solidários a decorrer até ao final do ano (esta campanha de angariação de fundos reverte totalmente a favor das equipas da noite).