365 Nights Out

A Comunidade Vida e Paz, instituição de apoio a pessoas sem-abrigo, surpreendeu na Vogue Fashion’s Night Out com uma marca de roupas que transforma noites dormidas na rua em noites com teto

Em plena Vogue Fashion’s Night Out, no passado dia 10 de Setembro, a Comunidade Vida e Paz deu que falar com a campanha “365 nights out”. Uma loja no coração da cidade, tapada com panos, criou grande expectativa. Divulgada nas páginas de Facebook de Cristina Ferreira, de João Manzarra e dos Bons Rapazes, todos esperavam vê-los e perceber de que marca se tratava.

Retirados os panos, foi a surpresa: no interior, estavam manequins vestidos com roupas de pessoas em condição de sem abrigo, com etiquetas de uma nova “marca”: “365 urban wear”, com o objetivo de sensibilizar para a situação e angariar fundos para proporcionar nights in (ou seja, noites num centro terapêutico e de reinserção da comunidade que conseguem pagar com o donativo de 5€) a pessoas que passam 365 nights out.

Com a assinatura da Leo Burnett, em colaboração com a Comunidade Vida e Paz, “o principal objetivo foi consciencializar para esta realidade”, revela Margarida Alves, responsável de comunicação e marketing da Comunidade Vida e Paz. “Enquanto as pessoas passam aquela noite na rua, as pessoas em condição sem-abrigo passam 365 noites, e uma pequena contribuição pode ajudar a reconstruir sentidos de vida. Neste caso os 5 euros ajudam a transformar uma night out numa night in; neste momento, já conseguimos transformar 86 noites.” Foram três meses de preparação, “sendo que a parte mais difícil foi encontrar um espaço bem localizado para montarmos esta falsa loja por uma noite. A campanha esteve quase para não se realizar por causa disso; encontrámos a loja já mesmo no limite para a divulgação da marca”, diz Margarida Alves.

Pessoas sem-abrigo no red carpet

A “365 nights out” foi a continuação de outra grande campanha deste ano: a “Red carpet – o que eles vestiram na grande noite dos óscares”, que fotografou pessoas sem-abrigo sobre um tapete vermelho. Margarida Alves conta como tudo começou: “No início deste ano, a Leo Burnett Lisboa entrou em contato connosco porque tinham a ideia para uma campanha de angariação de roupas para as pessoas em condição sem-abrigo, cuja mensagem era: “enquanto o mundo esperava para ver o que as celebridades tinham vestido naquela noite, aquela era a roupa que eles [pessoas sem-abrigo] tinham vestida. No final do vídeo fazíamos um apelo à nossa falta de roupa para homem (que continua a ser uma necessidade na nossa instituição, sobretudo a roupa interior) e à consignação do IRS. Depois tivemos vários mupis espalhados pela cidade de Lisboa”.

O impacte da campanha foi tal, que a Leo Burnett chegou mesmo a ser premiada. Segundo a responsável, “quando apresentaram a campanha ficámos de imediato apaixonados por ela: era arrojada, forte e consciente. Percebendo de imediato o impacte da campanha decidimos que seria a nossa campanha para a consignação do IRS. Mais tarde, no Festival de Criativos, a campanha arrecadou oito prémios nas mais variadas categorias”.

Outras campanhas

A marca “365 urban wear” foi apresentada na Vogue Fashion’s Night Out pelo Presidente da Direção da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim. Porém, na realidade, segundo Margarida Alves, “não foi registada como marca, foi apenas um evento de uma noite. Com esta marca não temos nenhuns artigos/serviços à venda, é apenas uma campanha. Mas comercializamos peças e serviços com o projecto ‘Peças que ajudam, Serviços que Cuidam’ que tem como objetivo rentabilizar as 11 oficinas que temos distribuídas pelos três centros da Comunidade Vida e Paz. Estas peças podem ser adquiridas através do nosso site, do site Compra Solidária ou então na nossa loja ‘Montra Solidária’ no Atrium Saldanha, em Lisboa”.

A campanha “365 nights out” continua online, onde o contador de nights in se mantém para quem ainda quiser contribuir. Também em curso, está a campanha de recolha de mantas “Uma manta por um sorriso”, que apela à doação de mantas (até 23 de Outubro), e a campanha Pins&Pulseiras Solidários a decorrer até ao final do ano (esta campanha de angariação de fundos reverte totalmente a favor das equipas da noite).

 

Parceiros Premium
Parceiros