Mesmo que tenha o hábito de tomar sempre o mesmo pequeno-almoço, as escolhas começam logo ao levantar: o que vestir, que sapatos escolher, e seguem pelo dia adentro. Para quando marcar o pediatra, qual o melhor dia para almoçar com um novo cliente, fazer o MBA ainda este ano ou só no próximo…
Tomar uma decisão difícil tem um impacto imediato na sua produtividade.
Perante tantas decisões o mais tentador é adiar as mais dificeis, mas são essas precisamente as que lhe consomem mais energia e tempo, porque enquanto não as toma não vai pensar em outra coisa. “Algumas decisões são tão complicadas que podem levar muito tempo até que chegue a uma conclusão que lhe pareça correta”, alerta Peter Bregman, que tem uma solução para estes casos: defina um timing, decida com os dados que tem e siga em frente. O impacto será imediato na sua produtividade.
Passe à ação
Comece já. Escolha uma decisão que ande a adiar há muito, e comprometa-se a resolvê-la até ao final do dia. Não interessa se já tem os dados todos para decidir – provavelmente nunca vai ter e algum dia vai ter de decidir com os que tem.
Se está soterrada por decisões deste tipo, anote-as num papel e fixe prazos para cada uma delas. “As decisões que tomar serão certamente as melhores entre as possíveis no momento”, tranquiliza o coach em liderança e autor do bestseller 18 Minutes. Lembre-se que tomar decisões reduz a sua ansiedade e permite-lhe seguir em frente… até à próxima decisão.