Seja a pessoa com quem todos querem trabalhar

O livro 'The Career Code', das co-fundadoras do site My Domaine, enumera dez atitudes que a ajudarão a destacar-se no local de trabalho e que darão um boost à sua carreira.

Dez atitudes que vão ajudá-la a destacar-se no emprego

Sabia que os chefes não costumam gostar de colaboradores que só lhes apresentam problemas e que mostrar interesse em interagir com os colegas pode melhorar a sua imagem pessoal?

Não há dúvida de que todas apreciamos determinadas qualidades nos colaboradoras e nos colegas de trabalho e a verdade é que tão importante são as habilidades técnicas como algumas atitudes pessoais que nos destacam profissionalmente e elevam a nossa carreira para um patamar mais elevado.

Quer aprender a levar sua carreira para o nível seguinte?, perguntam Katherine Power e Hillary Kerr, co-fundadoras de um site de lifestyle e carreira que se preparam para lançar o livro ‘The Career Code’ onde vão descodificar todos os truques que aprenderam ao construir a sua própria carreira profissional a partir do zero.

“Este livro vai colocá-la no caminho certo para alcançar os seus sonhos de carreira, sejam eles grandes ou pequenos”, prometem as autoras. O livro estará à venda a partir do dia 17 de maio mas para aguçar a curiosidade Katherine e Hillary partilharam já alguns segredos. “Pense nestes conselhos como princípios orientadores que lhe darão um boost na carreira e farão de si a pessoa com quem todos querem trabalhar”. Deixamos-lhe aqui 10 “mandamentos para o escritório”.

Seja capaz de pensar antes dos outros

A capacidade de antecipar necessidades é como uma cereja em cima do bolo. Imagine como o chefe não ficará se se lembrar de sugerir o envio de uma garrafa de champanhe a um cliente depois de terem fechado um contrato ou de promover um almoço entre o CEO mundial da empresa e alguns empresários que seja interessante ele conhecer. Conseguir estar sempre um passo à frente só traz benefícios à carreira. Desde que preste atenção às pessoas, consiga lidar com padrões de comportamentos e perceber potenciais armadilhas, conseguirá sair-se bem. Um pouco de foco é fundamental para se conseguir isto.

Se tem um cargo de chefia compete-lhe “marcar o tom” no ambiente de trabalho.

Não partilhe demasiado mesmo que os outros o façam

“A intimidade é uma rua de sentido único”, dizem as autoras. Quantas vezes acabamos por estar a par de certos pormenores mesmo quando no nosso trabalho não nos compete sermos assistente pessoais? A verdade é que se acaba sempre por conhecer um montão de detalhes íntimos, como por exemplo, que amigáveis encontros/reuniões podem ser desmarcados à última da hora ou quantas vezes a chefe ou a colega vai ao ginecologista. Claro que depende da pessoa com quem se trabalha. Mas separar o trabalho da vida pessoal é um excelente princípio. E partilhar o mínimo, também. Mesmo que a sua chefe queira falar consigo de aspetos pessoais e delicados, a reciprocidade não deve ser o esperado.

No caso de um colaborador de “nível médio” é ainda mais imperativo não partilhar confidências e opiniões. Por várias razões: os colegas de trabalho são sempre competitivos e aquele que é um colega hoje pode ser um chefe amanhã – saber demasiado sobre si pode não jogar a seu favor.

No caso de ser já um colaborador sénior ou com responsabilidades de chefias nunca se esqueça que é a si que compete “marcar o tom” nos ambientes de trabalho.

Coloque as perguntas certas

As pessoas têm a mania de dizer que não há perguntas estúpidas mas lamentamos informá-la que no trabalho isso não é inteiramente verdade. Se acaba de entrar numa empresa é natural existirem dúvidas. Sugestão: andar com um caderno na mão ou com qualquer outro instrumento apropriado para tomar notas. As autoras garantem que lhe serão de muita utilidade. Para os colaboradores com mais tempo de carreira a chave é fazer as perguntas certas e para isso o melhor é estar bem preparada, ter feito o trabalho de casa, ler os emails e a documentação enviados dias antes das reuniões (algo que as pessoas raramente fazem), o que lhe permitirá estar informada e fazer perguntas inteligentes. E isso é sempre uma coisa boa.

Não se deixe embaraçar por um “não”. Tal não significa que a sua ideia é má, apenas não é a mais adequada no momento.

Faça anotações

Num relatório ou numa apresentação informática socorra-se de notas de rodapé como se faz nos livros ou nos trabalhos do colégio ou da faculdade. Isso tanto dá crédito à pesquisa como permite que os clientes, colegas e os chefes verifiquem as informações. E se lhe fizerem perguntas será capaz de responder rápida e corretamente.

Não tenha medo do “não”

“O único conselho que damos regularmente a toda a nossa equipa – desde os que acabaram de entrar até aos mais séniores – é que não tenham medo de um ‘não’”, contam Katherine Power e Hillary Kerr. O “não” não significa que a sua ideia é terrível, só não está é adequada naquele momento. Quando recebemos um “não” podemos refinar a ideia para algo viável. “O que não queremos é que fique vulnerável só porque a sua ideia não foi aproveitada. As ideias são ativos e são importantes para o negócio. Nós, como co-fundadoras da nossa empresa, dizemos “não” a toda a hora. Se uma de nós tem uma ideia que não é viável a nossa equipa dirá que não e nós aceitamos bem isso”, explicam.

Domine o seu trabalho

É imperativo que saiba gerir bem o tempo e que descubra como organizar o seu trabalho, o que envolve a definição de limites e ser realista com a aceitação de projetos adicionais. Claro que deve ter uma atitude positiva e cooperante mas também deve ser sincera sobre cumprimentos de prazos e sobre a necessidade de ajuda.

“Coloque-se no lugar do chefe”, alertam as autoras, “prefere dar trabalho a alguém que parece calmo ou a alguém que parece estar sempre à beira de um ataque de pânico e perpetuamente deprimido?”

Ser uma ‘solucionadora’ de problemas faz de si uma mais-valia para a equipa e para a empresa.

Nunca apresente um problema sem solução

Ser uma ‘solucionadora’ de problemas significa que está a pensar estrategicamente e consegue jogar o xadrez daquela situação. O seu chefe ficará 75% menos preocupado se o problema que lhe apresentar for acompanhado de, pelo menos, uma solução. O facto de estar a pensar em como corrigir a situação é de enorme importância para os seus superiores e faz de si uma mais-valia para a empresa, seja qual for a sua função.

Acabe com o “não faz parte das minhas funções”

“Nas entrevistas salientamos sempre um aspeto: o nosso ambiente de trabalho é muito cooperante,” dizem Katherine e Hillary. “Toda a nossa equipa é um solucionador de problemas e está disposta a arregaçar as mangas. E ter toda a equipa a sentir-se responsável pela saúde e pelo sucesso da empresa é de suma importância para nós. Uma das grandes vantagens de criar uma empresa do zero é que podemos criar desde logo a sua cultura.”

Informação é poder. Absorva o máximo de informação que puder sobre a sua área.

Ensine os outros a trabalhar à sua maneira

O ideal é perceber o quanto antes qual é a sua forma de trabalhar e acredite que nalguma fase da carreira conseguirá identificar o melhor ritmo para si. Talvez descubra que trabalha melhor de manhã do que à tarde ou que não é forte em multi-tarefas e prefere reservar blocos de tempo para atividades mais específicas. Reservar um dia para atender as questões dos colaboradores, por exemplo, ou marcar reuniões mensais ou bimensais com os superiores ou os colegas para fazer pontos de situação e trocar ideias sobre os projetos. Cada um terá de estruturar o tempo da melhor forma para que a organização e a produtividade sejam compatíveis e se mantenha ainda a tão apreciada capacidade de antecipação.

Seja uma “esponja”

Informação é poder. Sabendo disso os melhores empregados leem tudo o que se relaciona com a sua área: livros, revistas, blogues, e por aí fora. Ser conhecedora da indústria para a qual se trabalha é de suma importância. Siga os seus ícones de carreira, a concorrência. As pessoas revelam tanto nas redes sociais que não é difícil capitalizar aquela informação. Vá a eventos da sua área, conheça pessoas, mantenha-se em contacto. Absorva tudo o que puder.

 

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