O que vestir numa apresentação (segundo os especialistas TED)

Os fundadores das TED Talks são verdadeiros especialistas em apresentações em público. Retirámos alguns conselhos muito úteis do livro TED Talks - O livro oficial TED para falar em público, escrito por Chris Anderson, sobre o que vestir numa apresentação.

Amy Cuddy, que fez algumas das TED mais vistas, sabe exatamente o que vestir nestas ocasiões.

Falar em público é sempre uma situação potencialmente desconfortável. Mesmo que se seja naturalmente predisposto para bons discursos, nunca é fácil estar sobre o atento escrutínio de dezenas, ou até centenas, de pessoas. A verdade é que mesmo os mais aptos e carismáticos não dispensam uma boa preparação e, como é costume dizer-se, o diabo está nos detalhes, e o que vestir numa apresentação é um deles.

Quando entra para o palco, a primeira impressão que a sua audiência terá é a da sua imagem e atenção: frequentemente essas primeiras impressões são capazes de determinar a apreciação da sua pessoa e da mensagem que deseja transmitir. Vai ser filmado o seu discurso? Que tipo de microfone irá utilizar? Como estará disposto o palco? Todas estas questões podem parecer inúteis, mas a verdade é que estas pequenas coisas podem tornar um Cícero num autêntico desastre oratório.

Naturalmente, o look que escolhe para o seu discurso depende sempre do contexto em que este se insere, da formalidade da ocasião e do público ao qual se dirige, podendo variar bastante. Seja qual for a situação, é muito importante que leve uma roupa na qual se sinta confortável e muito confiante, para que se possa concentrar no mais importante: o seu discurso. Por isso, deve sempre escolher a roupa com alguma antecedência, ensaiar ao espelho com ela e pedir a opinião a terceiros, para que sinta segurança no grande dia e não se atormente com a sua imagem. Deixamos-lhe aqui algumas dicas que estão no livro TED Talks – O livro oficial TED para falar em público, escrito por Chris Anderson, para assegurar que a sua imagem o aproxima da sua audiência.

O seu discurso vai ser filmado

Se for esse o caso, deve ter em conta o efeito que o seu vestuário poderá causar na gravação. Evite vestir-se toda de branco, pois irá reflectir demasiado a iluminação e criar um efeito peculiarmente reluzente. Do mesmo modo, e principalmente se o fundo for escuro, deve evitar usar um look preto total, caso contrário poderá parecer que é uma mágica cabeça flutuante a discursar. Caso opte por usar padrões, não os escolha muito pequenos ou unidos, pois irá causar efeitos visuais indesejados quando se movimentar, como tremores e ondulações. Gosta de usar roupa colorida? Não seja discreta e vista cores vivas, irá imediatamente destacar-se no palco e absorver toda a atenção da audiência. Se não se sentir confortável a vestir cores fortes, escolha um look mais neutro e invista num acessório colorido, como um lenço, por exemplo.

Cuidados com os acessórios

Os acessórios podem ser um obstáculo à comunicação, por isso devem ser escolhidos com algum cuidado. Pulseiras barulhentas, brincos muito compridos, etc., não apenas roubam a atenção do público como o desconcentram com os movimentos e ruídos que podem fazer. Neste livro, Chris Anderson recorda alguns episódios caricatos com os típicos microfone de orelha utilizados nas famosas conferências TED: brincos compridos a baterem no suporte dos microfones e até cabelos mais compridos podem comprometer o seu grande momento, criando ruídos estranhos no seu aparelho.

Peça a opinião de terceiros

A representação que fazemos de nós próprios e da nossa imagem nem sempre (quase nunca!) é a mesma que os outros fazem de nós. Mesmo que sejamos confiantes e determinadas, quando comunicamos fazemo-lo sempre para os outros e, neste caso, o que os outros pensam de nós irá condicionar o modo como a nossa mensagem é recebida. Se for às compras para escolher o que vestir numa apresentação, leve consigo alguém em cujo gosto confie e peça-lhe a sua opinião sincera.

Um livro com muitas dicas para fazer apresentações brilhantes.

Atenção à roupa amarrotada

A roupa amarrotada compromete a imagem de quem a usa. Por mais elegante e sofisticada que esteja, se o seu vestido ou calças estão amachucados ou com vincos fora do sítio, deitará todos os seus esforços por terra. Para além de dar a ideia de que é uma pessoa que não cuida da aparência, irá transparecer uma representação de desleixo generalizado. Quem irá escutar o que tem para dizer? Se for fazer uma comunicação mais ao final do dia, escolha tecidos que não se amarrotem.

Não deixe nada para a última hora

O stress que antecede as comunicações em público faz parte do processo e mesmo pessoas que o fazem há anos, como políticos, atores e gestores experientes, por exemplo, muitas vezes confessam que ainda sentem “borboletas na barriga” quando sobem ao palco. No fundo, o nervosismo faz parte e até nos ajuda a estar mais atentas a qualquer cenário negativo que venha a suceder, dando-nos a oportunidade de nos precavermos. Para que esta preparação seja possível, é imprescindível que tudo seja planeado. Por isso é importante que pense no que vai vestir com antecedência e ensaie o seu discurso com a roupa escolhida ao espelho ou com amigos, já que nem sempre as ideias mais brilhantes são eficazes na prática.

Parceiros Premium
Parceiros