Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira, apresentou ontem o relatório de sustentabilidade da empresa e o roteiro de ação para 2025. “Na visão da Tabaqueira e do grupo ao qual pertencemos, a Philip Morris International (PMI), a sustentabilidade é transversal a todas as áreas da nossa operação. É por isso que estamos a transformar a nossa própria atividade, no sentido de disponibilizar alternativas sem combustão, baseadas em evidência científica e de potencial menor nocividade que o consumo de cigarros, exclusivamente para fumadores adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Sendo pioneiros e líderes desta mudança de paradigma da indústria, na PMI investimos em tecnologia, ciência e inovação, com foco no consumidor, para garantirmos a necessária transformação. Isto a par de um profundo compromisso com o bem-estar das nossas pessoas, a proteção do clima e a preservação da natureza, procurando reduzir ao máximo a nossa pegada e alcançar a neutralidade carbónica da totalidade da nossa operação”, disse Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira.
No final de 2021, em todo o mundo, o total de utilizadores adultos de produtos sem combustão e sem fumo da PMI atingiu 21,7 milhões, sendo que destes, 15,3 milhões abandonaram os cigarros. No mesmo ano, a PMI investiu mais 566 milhões de dólares em investigação e desenvolvimento de novos produtos sem combustão, tendo conseguido 1770 patentes relativas a produtos sem combustão, realizado 200 estudos de avaliação toxicológica e 24 estudos de avaliação clínica.
Em Portugal, no final de 2021, existiam mais de 300 mil utilizadores do sistema de tabaco aquecido da empresa (estima-se que hoje já sejam cerca de 400 mil) e a sua venda foi alargada a mais de 3000 postos de venda em todo o país, de forma a garantir que cada vez mais fumadores têm acesso a melhores alternativas. Em simultâneo, mais de 90% dos parceiros de negócio com os quais a Tabaqueira trabalha estão abrangidos pelo seu programa de prevenção de acesso a menores de idade.
Em 2021, a empresa realizou diversas iniciativas com o objetivo de consciencializar os fumadores adultos para um descarte adequado dos filtros e pontas de cigarro no lixo e em locais apropriados e distribui 39 mil cinzeiros portáteis e reutilizáveis a fumadores adultos para a prevenção da eliminação indevida de resíduos de filtros.
No plano social, a empresa comunicou a renovação da Certificação em Igualdade Salarial, que garante para a mesma função o pagamento de salários iguais a homens e mulheres, que tem 42% dos cargos de gestão local ocupados por mulheres, que conta com 33 nacionalidades entre os seus 1300 trabalhadores e que continua a reduzir o número de acidentes de trabalho, com redução de 69% do rácio eTRIr face a 2019.
Este relatório de sustentabilidade realça também o decréscimo sistemático do consumo de energia da operação fabril, que tomando como referência 2010, corresponde a uma redução de 44%; e redução de 74% das emissões face às emissões de 2010 e a obtenção da certificação PAS 2060 que assegura a neutralidade carbónica da fábrica da Tabaqueira (incluindo emissões de CO2 compensadas); e a consistente redução do consumo específico de água e a certificação Alliance for Water Stewardship da fábrica, que atesta as boas práticas na gestão deste recurso.
Leia mais artigos sobre a Tabaqueira