Susanne Hägglund apresenta resultados e estratégia da Volvo Cars Portugal

Susanne Hägglund, managing director da Volvo Cars Portugal desde janeiro deste ano, apresentou os resultados da Volvo Cars em 2021 e as perspectivas para 2022.

Susanne Hägglund é managing director da Volvo Cars Portugal.

Susanne Hägglund, que assumiu o cargo de managing director da Volvo Cars Portugal a 1 de janeiro deste ano, apresentou ontem os resultados da Volvo Car em 2021 e as perspectivas para 2022.

Após uma década de sucesso na SKF, o maior fabricante de rolamentos do mundo, Susanne Hägglund ingressou na Volvo Cars em 2018 para a direção da Estratégia Corporativa da marca. Mais tarde foi nomeada para vice-presidente e diretora do Car Service Business onde conduziu uma transformação substancial da unidade de negócios, com a principal missão de possibilitar uma melhor e descomplicada experiência do consumidor, impulsionando, em simultâneo, a fidelização à marca.

A executiva tem mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão e Business Development — tendo
sido distinguida e premiada na área de Business Transformation. No ano passado, recebeu o prémio Automotive News Europe Rising Star, concedido a executivos do setor automóvel que se destacaram por “impulsionar a mudança, fomentar a inovação e tomar decisões corajosas”. Chega agora à Volvo Cars Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca rumo à sustentabilidade e à eletrificação, trazendo consigo uma preocupação genuína, e também muito pessoal, com as pessoas.

“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional”, refere Susanne Hägglund, a nova managing director da Volvo Cars Portugal.

 

Preocupação ambiental ao nível da preocupação com segurança

Em 2021, a Volvo Cars elevou o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança, dando seguimento a um ambiciosos plano ambiental. A marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica aquém dos objetivos que a marca impõe a si própria. De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.

Os resultados agora comunicados atestam o sucesso da estratégia e dão sinais positivos para os próximos anos. Em 2021, apesar dos constrangimentos causados  por mais um ano de pandemia e pela crise dos semicondutores, a Volvo Cars aumentou as vendas mundiais em 5,6% aproximando-se assim das 700 mil unidades.

As vendas da gama de modelos eletrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos a representar 3,7% globalmente.

 

Volvo Car no top3 das marcas premium em Portugal

Em Portugal, a Volvo voltou a ser, em 2021, a terceira marca premium mais vendida. Portugal é um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas Recharge mais cresceu com a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas.

“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Cars Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura. Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas. Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução. Segura porque essa é a nossa génese e um milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere Susanne Hägglund.

O crescimento da Volvo Cars no futuro será alavancado a partir das vendas dos seus modelos eletrificados, gama para a qual a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano. Assim, e tal como anunciado, em 2022 a Volvo Cars anunciará o lançamento de um novo veículo 100% elétrico.

 

Leia outros artigos com mulheres líderes aqui.

Parceiros Premium
Parceiros