A Agenda de… Susana Sardinha

A sua formação é em Comunicação, mas desde cedo se deixou seduzir também pelo Marketing. Saiba como Susana Sardinha, diretora de Marketing e Comunicação da Glintt, gere os seus dias.

Susana Sardinha é diretora de Marketing e Comunicação da Glintt.

Susana Sardinha tem mais de 20 anos de experiência profissional na área do Marketing. Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa, iniciou a sua carreira na Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, tendo depois integrado o Grupo WhatEverNet como Marcom Manager. Em 2005, ingressou na fusão WhatEverNet/ ParaRede como Marketing and Communications Manager e ficou responsável pela definição, planeamento, gestão de objetivos e budget do departamento de Marketing e Comunicação, bem como dos objetivos gerais de todas as unidades de negócio. Em 2008 faz a gestão da criação da marca Glintt, que viria a substituir a ParaRede, e mantém até hoje a responsabilidade do Marketing e Comunicação da empresa.

 

6h20

Toca o despertador. Preciso desta preguiça de 20 minutos até me levantar. Depois é café, redes sociais e email na varanda.

7h00

Passear a minha cadela. Percorro o bairro e é aqui que faço o meu primeiro networking. Troco dois dedos de conversa com os vários donos de cães da zona, paro no sr. Alfredo (da vivenda da esquina) que me dá umas nêsperas da sua árvore.

8h00

Se for altura de aulas, é a hora de sair de casa para levar a minha filha à escola. Caso não, sigo para a Glintt (onde vou duas vezes por semana) ou ligo o PC em casa.

Continuamos em teletrabalho (93% remoto e misto e 7% presencial) e vamos continuar assim, maioritariamente até ao final de setembro. O teletrabalho promoveu as vídeo-call constantes. Ao início a coordenação de tantos temas foi difícil e parecia que não tinha fim à vista.  Tivemos que impor regras, tanto aos nossos colegas – que estavam igualmente na mesma situação – como a nós mesmos. A minha equipa tinha de tudo, havia quem gostasse desta nova realidade, quem estivesse cheio de dúvidas/receios e quem não gostasse de todo desta nova forma de trabalhar. Foi preciso ouvir, pois cada caso é um caso, e decidir como podíamos desenvolver a nossa atividade da forma mais tranquila, mas igualmente produtiva e eficaz. Os negócios não podiam parar. Tudo era novo, os relacionamentos, os serviços, as soluções, isto tanto para com os clientes como para com os colegas. A empresa (e nós) tivemos que apressadamente nos reinventar. No caso do Marketing tudo mudou. Nas primeiras semanas, parámos com quase tudo e tivemos que observar, sem grandes estudos de mercado, o que fazia sentido desenvolver. Aprendemos à força novas técnicas e tivemos que criar outras tantas. Hoje tudo funciona. A Glintt nunca parou e os resultados foram atingidos com sucesso.

 13h00

A maior parte das vezes, em casa, preparo qualquer coisa para o almoço ou agendo almoços com colegas ou parceiros de negócio. Estando em teletrabalho, e perto da marginal de Oeiras, há sempre opções e tento marcar um restaurante que me permita ir a pé. Sempre faço algum exercício.

14h00

Todas as semanas tenho dias específicos de pontos de situação, com diferentes áreas ou de temas que decorrem nesse mês. O departamento de Marketing e Comunicação, para além de criar a estratégia institucional e de notoriedade da marca Glintt, desenvolve as atividades em plano e budget de todas as áreas da empresa, nomeadamente as operações em Espanha. Este ano adquirimos três empresas em Espanha, mercado onde temos vindo a apostar bastante nos últimos anos com uma estratégia inorgânica de aquisições na área da Saúde (empresas que desenvolvem soluções e prestam serviços nos mercados Hospitalar e Farmacêutico) e na área da Transformação Digital (com a nossa marca Nexllence).

Em janeiro deste ano adquirimos 60% do capital da Odontonet. Com esta aquisição, a Glintt faz a sua entrada no mercado dos softwares para clínicas dentárias, completando um portfólio diverso que já possui para hospitais e farmácias.  Já em fevereiro adquirimos 51% do capital da Concep, empresa que se dedica à arquitetura e transformação integral dos espaços de farmácias, que é líder no mercado ibérico, com o objetivo de maximizar a sua rentabilidade. Em junho, adquirimos 100% do capital da FarmaTools, que nasceu da segregação da unidade de negócio de saúde da multinacional Dominion Global e cujos produtos, para gestão integrada do ciclo do medicamento e nutrição hospitalar, estão em utilização em cerca de 80% dos hospitais públicos e são líderes nessas áreas na hospitalização privada em Espanha. Estas aquisições representam passos concretos em direção a um futuro de sucesso em ambos os territórios, marcando cada vez mais a Glintt como peça transformadora no mercado da saúde.

17h00

Reunião de equipa. Desde o primeiro confinamento que iniciámos (e bem!) reuniões diárias. Parecido com o Chá das 5. A falta de presença física necessitava de fomentar a proximidade. Sempre fomos muito interativos e a troca de ideias é essencial num departamento de Marketing e Comunicação. Estas reuniões tornaram-se imprescindíveis e até hoje mantêm-se, mesmo se, porventura, eu não estiver disponível. Dado interessante: o nosso elemento da equipa residente no Porto, nunca esteve tão envolvido connosco como está atualmente. Existem sempre duas faces da mesma moeda e gosto de olhar para o lado positivo de qualquer situação.

19h00

Novamente o passeio com a minha cadela e depois uma leitura, série de TV ou filme na minha varanda. Nos livros vou sempre para os técnicos da área de comunicação, nas séries ou filmes escolho histórias verídicas. Tudo sempre na companhia da minha filha. Quando não escolhemos uma série, e como ela está igualmente em Marketing e Relações Públicas, adoramos trocar ideias. Já a ajudei e ela já me ajudou a mim (e muito).

 

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