O Banco Santander e a rede de cooperação universitária Universia lançaram um concurso internacional de talento universitário – o Santander NEO’s Challenge – onde os conhecimentos académicos são postos à prova em casos reais do negócio bancário.
A competição consta da resolução de um enigma e, na fase online, é orientada para a avaliação da satisfação dos clientes. A equipa vencedora recebe um curso de empreendorismo na Babson College, a instituição norte americana que se orgulha de ser a primeira a ensinar empreendedorismo.
O enigma é “demonstrável empiricamente” e dará que pensar a estudantes universitários de seis países: Portugal, Espanha, EUA, Argentina, Chile, e México. Podem concorrer todos os finalistas de qualquer área, embora a competição se dirija preferencialmente a alunos das Ciências Matemáticas, Estatística, Engenheiros de Telecomunicações e Informática, ou de outros cursos de Ciências e Engenharia com formação estatística, matemática e computacional.
As equipas, que podem ter um tutor ou mentor, serão formadas por três elementos e cada país terá, no mínimo, quatro universidades participantes.
A competição NEO’s Challenge vai realizar-se em duas fases. A primeira é online e acontecerá entre os meses de novembro e fevereiro de 2016, a nível nacional. Daqui sairá apurado o vencedor de cada país que irá encontrar-se depois em Madrid na grande final, em Março de 2016. Os estudantes apurados defenderão, perante um júri de especialistas, o resultado alcançado e os métodos utilizados. No próximo verão, a equipa vencedora frequentará um curso de empreendedorismo no Babson College, nos Estados Unidos, que consta de um programa intensivo de duas semanas onde se abordam temas relacionados com inovação, empreendedorismo, e criação de valor.
Com esta competição o Santander quer “estabelecer uma relação com os estudantes que queiram desenvolver competências em tecnologias de informação”. O prazo de inscrição é até 1 de novembro.