Rute Gonçalves é a nova diretora de Marca, Marketing e Conveniência da Galp

Rute Gonçalves liderou algumas das campanhas mais emblemáticas, como a “Menos Ais”, no Euro2004, ou o lançamento da garrafa Pluma, em 2006, e conta ainda no currículo com uma volta ao mundo feita num veleiro com o marido e os três filhos.

Rute Gonçalves é diretora de Marca, Marketing e Conveniência da Galp.

Rute Verschneider Gonçalves é a nova diretora de Marca, Marketing e Conveniência da Galp. Após um percurso de 25 anos na empresa, iniciado em 1998 com a participação numa das primeiras edições do programa de trainees Generation Galp, assume as novas funções depois de liderar durante um ano o projeto C-Store Transformation, com o qual a energética está a transformar a sua rede de retalho na Península Ibérica.

Licenciada em Gestão e Organização de Empresas pelo ISCTE em 1998, Rute Verschneider Gonçalves complementou posteriormente a sua formação com o Programa para Executivos do INSEAD e com um plano de Formação Avançada em Gestão na Católica Lisbon School of Business & Economics, na Porto Business School e na Universidade de Aveiro.

Rute Gonçalves iniciou o seu percurso na Galp em 1998 integrando precisamente a área de Marketing da empresa, assumindo então o cargo de gestora de produto por ocasião do lançamento do Cartão FastGalp, o primeiro cartão de fidelização no sector dos combustíveis em Portugal.

Desempenhou depois funções na área de retalho da Galp e foi responsável pelo Marketing do GPL da empresa, antes de integrar a Direção de Marketing Estratégico da Galp, em 2002, para liderar a área de Brand Management, Planning & Research, onde desenvolveu e implementou o rebranding da Galp para a sua marca atual.

Entre 2006 e 2018 foi responsável pela Gestão da Marca Galp, onde coordenou o planeamento estratégico, a publicidade e comunicação, os patrocínios e canais digitais da empresa. O patrocínio da Galp à Seleção Nacional de futebol – nomeadamente as campanhas ‘Menos Ais’ (2004), ‘A Carta’ (2012), ‘Vuvuzelas’ (2010); ‘Leva Portugal a Peito’ (2018) –, e a campanha de lançamento da Pluma (2006) estão entre os principais projetos que liderou.

 

A função mais importante da vida de Rute Gonçalves

Entre 2019 e 2022, o seu trajeto na Galp registou uma pausa para abraçar o projeto 5 a Bombordo, um ambicioso desafio familiar ao qual a empresa se associou. Solicitou uma licença sem vencimento e zarpou com o marido e os três filhos numa viagem de veleiro à volta do Mundo. “Desempenhei aí a função mais importante da minha vida: fui esposa, mãe e professora, 24/24h durante mais de 3 anos”.

Nas novas funções na Galp, que agrega Marca, Marketing e Conveniência sob a sua liderança, assume o objetivo de “ter uma visão holística e integradora” para a estratégia de Marca. “Temos de garantir uma marca relevante para os clientes, alinhada com uma estratégia que impulsione os nossos negócios, construindo plataformas que nos permitam conhecer e interagir com o nosso cliente propondo ofertas e experiências integradas, relevantes e inovadoras”, disse em comunicado

No negócio da Conveniência (Lojas Galp e Parcerias) o objetivo é “desenvolver parcerias estratégicas, testar novos conceitos, e proporcionar uma experiência de abastecimento de energia completa na nossa rede de retalho, numa lógica de ‘Energia para os veículos e Energia para os nossos Clientes’”.

 

Conheça outras executivas em trânsito

 

Parceiros Premium
Parceiros