Rosário André é a nova Diretora Médica e Regulamentar da AstraZeneca Portugal, substituindo Hugo Gomes da Silva, que assumiu agora a liderança da área de vacinas e infeciologia da AstraZeneca a nível global.
Licenciada em Medicina, com um doutoramento com especialização em Biomedicina na Universidade Nova de Lisboa, e atualmente a fazer um MBA, Rosário André tem um percurso dividido entre a prática clínica, a investigação científica e a indústria farmacêutica. Assumiu diversas funções e liderou várias equipas ao longo do seu percurso, incluindo a nível internacional. Antes de se juntar à AstraZeneca, Rosário André foi Oncologista na unidade de cancro da mama da Fundação Champalimaud e, simultaneamente, Oncology Medical Affairs Head na Novartis, onde já tinha desempenhado funções a nível regional. Passou ainda pelo Instituto Português de Oncologia e, na área da investigação, pelo Weill Medical College of Cornell University, nos Estados Unidos.
Rosário André destaca “assumir com grande responsabilidade a liderança da área médica e regulamentar da AstraZeneca Portugal, sobretudo nesta fase em que a companhia tem dado um contributo fundamental no combate à pandemia”. A companhia biofarmacêutica, que opera em mais de 100 países, é orientada para a inovação e focada na investigação, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas principais – Respiratória, Oncologia e Cardiovascular, Renal e Metabólica –, é uma das empresas que está na frente de combate à Covid-19.