Ir ao mercado ou apanhar ostras na companhia de um Chef, visitar adegas com direito a provas de vinhos e almoço no final, ou receber uma masterclass de comida japonesa ao vivo em sua casa, são apenas algumas das experiências a que pode aceder na plataforma solidária JuntosConseguiremos. Parece impossível mas ali estão reunidos aqueles nomes que já conhece de ginjeira e também outros que não conhece mas que vale a pena conhecer. Juntos querem contribuir para ajudar a Cruz Vermelha ao mesmo tempo que apelam ao regresso aos restaurantes e hotéis, dois negócios bastante afetados pela pandemia.
Em www.juntosconseguiremos.pt estão disponíveis 25 experiências, num total de 50 escolhidas a dedo, que vão sendo disponibilizadas no decorrer da ação. Os melhores licitadores vão ter o privilégio de usufruir de programas especialmente desenhados para este leilão único.
Rui Silvestre do Vistas, no Algarve, convida a visitar mercados da região na sua companhia, a preparar o almoço e a sentar-se à sua mesa. Na outra ponta do Algarve, João Oliveira, do restaurante Vista desafia duas pessoas a apanhar ostras e degustá-las na sua companhia acompanhadas de champanhe, convida ainda para um jantar na mesa do chef e uma noite no Bela Vista Hotel & Spa.
João Rodrigues do Feitoria dá a conhecer o Projecto Matéria, com visita a diversos produtores e convida para um almoço rústico preparado por si com direito a um cabaz de produtos.
No Porto, Vasco Coelho Santos desafia duas pessoas a acompanhá-lo numa ida ao mercado e sentarem-se à mesa do Euskalduna para um jantar especial.
Ljubomir Stanisic lança o convite para uma tarde muito especial com António Maçanita na Herdade do Paço do Morgado, perto de Évora, onde são produzidos os vinhos Fita Preta. Ainda no Alentejo Diogo Noronha dá a conhecer Herdade do Portocarro com visita guiada, prova de vinhos e um almoço servido pelo chef.
Kiko Martins leva-nos a viajar através de uma masterclass e de um menu de 5 pratos e de 5 vinhos selecionados, que constituem uma viagem pelas cozinhas do mundo. À sobremesa é oferecido um exemplar do livro “Comer o Mundo” autografado.
E porque o sector do vinho também está a ser afetado por esta pandemia, são várias as experiências que fazem parte deste leilão: as masterclass de vinhos com Alejandro Chávarro, Rodolfo Tristão e Cláudio Martins, que explicam e dão a provar vinhos escolhidos pelos próprios em jantares no Hotel Valverde pela mão de Carla Sousa. Ainda nos vinhos, rumando ao Alentejo, Miguel Louro Wines junta-se à Mercearia Gadanha de Michelle Marques para uma experiência especial onde se inclui uma prova de vinhos com visita a adega, almoço e ainda um pack de vinhos. Há a destacar ainda as experiências Cortes de Cima e Vale Da Capucha, ambas com visita às vinhas e adega, prova de vinhos, almoço e um pack especial de vinhos. Há ainda um jantar com uma prova de vinhos históricos da adega pessoal do enófilo Marcos Lagoa, ao qual se junta Pedro Marques do Vale de Capucha.
Num contexto diferente, há a hipótese de se sentar à mesa com César Mourâo, Frederico Pombares e Maiakovski no restaurante Noélia Jerónimo com vinhos raros e um menu exclusivo, ou de ter o Lucas Azevedo em casa para uma masterclass de comida japonesa.
No Douro, vão decorrer duas experiências únicas: um passeio num barco Pipadouro com almoço servido a bordo pelo chef João Cura e Sofia Amaral Gomes, do Almeja, ou o programa Sogrape com prova de vinhos do Porto vintage com o enólogo Luís Sottomayor, um piquenique na Quinta do Seixo e um passeio de barco no Douro.
E porque a ideia é mesmo marcar a diferença, na Taberna do Calhau vão juntar-se à mesma mesa o especialista em vinhos João Paulo Martins e Edgar do Pacheco numa tertúlia jantar com vinhos da coleção privada de ambos (raridades com algumas décadas). Inclui masterclass de azeites e prova de vinhos comentada. Leopoldo Garcia Calhau juntar-se-á à sobremesa.
Também o Grupo do Avesso, no Porto, se associa a esta causa. A ideia é conhecer de perto os diversos projetos, almoçar com o empresário Ricardo Rodrigues, fazer uma masterclass com Nuno Castro do vegetariano Fava Tonka e ficar para jantar.
Mais a norte, em Bragança os irmãos António e Oscar Geadas do G Pousada desafiam para um menu degustação Graça Morais, uma visita a um cuteleiro tradicional, uma noite na Pousada e ainda um almoço no Restaurante Geadas.
Este é um leilao que não é estanque, uma vez que entrarão novas experiências ao longo do projeto. Com a esperada abertura de restaurantes e hotéis, o objetivo desta ação é incentivar o regresso à restauração, à hotelaria, aos vinhos e a tantos locais onde já fomos felizes e voltaremos a ser no futuro.
O QUE PRECISA DE SABER MAIS
O QUE É
Um leilão solidário no qual chefs, adegas, hotéis e colecionadores doam experiências inéditas, produtos especiais e tesouros pessoais.
OS OBJECTIVOS
Reunir fundos que cheguem aos mais afetados pela pandemia, aos mais vulneráveis e aos heróis profissionais da primeira linha de combate ao Covid-19, e ao mesmo tempo incentivar o regresso a restauração, a hotelaria e aos vinhos.
Os fundos recolhidos reverterão integralmente para a Cruz Vermelha Portuguesa em particular para o movimento #Euajudoquemajuda. A ideia é ajudar ainda mais quem está na linha da frente e continuar a prestar apoio domiciliário e sanitário a famílias vulneráveis e idosos que são cada vez em maior número. Em cabazes alimentares são apoiadas mais de 47 mil famílias vulneráveis e 3900 idosos. Para saber que tipos de apoios presta clique aqui.
COMO FUNCIONA
As experiências serão disponibilizadas na plataforma online #juntosconseguiremos.pt, com um preço de licitação mínimo. Para participar basta fazer o registo na plataforma e licitar.