O ritual da mudança de estação

Mudar a roupa de uma estação para a outra pode ser um verdadeiro desafio e uma das tarefas mais aborrecidas e enervantes. O livro de estilo “Roupa certa no lugar certo” dá uma ajuda ao começar por dosear o vestuário com conta, peso e medida.

Aproveite a mudança de estação para se cingir ao essencial

Christiane Fleury e Hiluz Del Priore, autoras do livro “Roupa certa no lugar certo” defendem que num closet, 10% das peças devem ser de fast fashion (modas com prazo de validade a preços acessíveis), 40% de acessórios (que tiram as peças básicas das zonas cinzentas do aborrecimento e da neutralidade), e 50% de peças clássicas (onde se gasta um pouco mais em itens intemporais como a saia lápis reta de cor neutra, ou o blaser preto e a camisa branca, os dois vestidos de malha ou de algodão e as jeans). Mas mesmo com a racionalidade a imperar no interior do roupeiro, há momentos críticos, especialmente nas mudanças de estação. Veja as dicas dos especialistas.

1- Reservar um dia, uma manhã ou uma tarde, para o fazer, sem outros planos que não sejam os de arrumar o roupeiro o mais eficientemente possível (uma preparação mental prévia ou o recurso a uma música enérgica ou relaxante, consoante o gosto, podem ser boas ajudas);

2- Organizar as peças por grupos: casacos, camisas, camisolas, calças, complementos.

3- Esvaziar o roupeiro, um dos momentos mais complicados, que passa por decidir o que é para arrumar e o que é para dar e de que forma. Dicas:

. provar primeiro: se não serve é de descartar imediatamente em vez de ficar à espera de perder peso ou que a moda volte;

. ver se está em bom estado – em caso negativo não hesitar, hoje a reciclagem tem várias opções;

. são peças básicas? – se sim merecem uma oportunidade, se estão em bom estado e são de marca, tais como vestidos sem estampados, blasers, jeans, calças de fatos;

. se é uma peça tendência e não é vestida há dois anos é altura de a mandar embora.

4 – Limpar o armário – depois de totalmente esvaziado é a altura de passar com um pano ligeiramente húmido e de aproveitar para colocar alguma peça que otimize o espaço (caixas, sapateiros, separadores para complementos)

5 – Lavar a roupa que vai ser guardada, para que chegue impecável e pronta a usar à próxima estação;

6 – Guardar a roupa que não vai ser usada nesta estação. No caso das peças que terão de ficar no armário, por serem muito delicadas, elas devem ficar separadas das restantes dentro de portafatos ou bolsas protetoras. As que podem ser dobradas e guardadas noutro lugar devem ser ordenadas por cores e tipologias, com etiquetas se a roupa for muita, para que seja mais fácil encontrá-las se surgir algum imprevisto.

7 – Arrumar a roupa da estação decidindo o que se pendura e o que é dobrado. Pode organizar-se por cores e géneros ou por roupa de trabalho e roupa mais informal. Isto ajuda a poupar tempo todas as manhãs. O ideal será deixar alguns looks completos e prontos a usar para não estar sempre a perguntar “o que vou vestir hoje?!”.

Parceiros Premium
Parceiros