A segurança na gravidez deve ser um valor universal, mesmo em regiões, à partida, menos seguras. Este é o ponto de partida da campanha multimédia Safe Birth Even Here, que uniu o UNFPA e a Benetton, em torno do propósito comum de sensibilizar a população para os elevados índices de mortalidade materna em situações de emergência e de crise humanitária, bem como para a necessidade de se fortalecerem os mecanismos de proteção dos direitos das mulheres que vivem nesses contextos de maior fragilidade.
A ameaça é real e assume proporções alarmantes: todos os dias, morrem 500 mulheres durante a gravidez ou o parto em países afetados ou com propensão para conflitos ou desastres naturais, sendo que três em cada cinco casos de mortalidade materna ocorrem nesses mesmos países. As estatísticas mostram ainda que 75% das pessoas afetadas por essas situações de emergência são crianças e mulheres, que se deparam com riscos acrescidos para a sua saúde e bem-estar pela falta de cuidados médicos, traumas, subnutrição e violência.
Não é difícil de compreender que a vulnerabilidade das mulheres nestes cenários calamitosos se torne ainda mais evidente quando estão grávidas. “O nosso objetivo consiste em aumentar a consciencialização para o trabalho que está ainda por fazer em todo o mundo, no sentido de impedir que muitas mulheres morram quando estão a dar á luz, mesmo em situações de emergência, uma vez que não podem escolher quando os seus bebés nascem”, sublinhou Babatunde Osotimehin, diretor executivo do UNFPA, aquando do lançamento da campanha na primeira Cimeira Humanitária Mundial, que decorreu a 23 e 24 de maio, em Istambul. Chiara Mio, presidente do Comité de Sustentabilidade da Benetton, reiterou, por seu turno, que “todas as mulheres têm de ter acesso a cuidados de saúde sexual e reprodutiva e a direitos reprodutivos”.
Tendo vestido a camisola de várias causas sociais ao longo dos anos, o grupo Benetton tem vindo mais recentemente a colocar a tónica na defesa e promoção da igualdade de género e da emancipação da mulher. A campanha Safe Birth Even Here, concebida criativamente pela Fabrica, o centro de investigação em comunicação da Benetton, nasceu, aliás, ao abrigo do Benetton Women Empowerment Program, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de projetos que permitam proporcionar condições de vida mais sustentáveis às mulheres, “num quadro de não-discriminação, de igualdade de oportunidades, educação de qualidade e de eliminação de todas as formas de violência”, alega a marca. Além de chamar a atenção para a urgência de garantir melhores condições de saúde para mulheres e raparigas, nomeadamente em situações de crise, a campanha Safe Birth Even Here propõe-se ainda a angariar fundos para equipamentos sanitários que podem ser doados através do site.