Somos mulheres, não objetos

“Sou a tua mãe. A tua filha. A tua colega de trabalho. A tua manager. A tua CEO. Não fales comigo assim”. E assim nasceu o vídeo “ We are WomenNotObjects” para lembrar o mercado publicitário que as mulheres não são objetos.

Uma das imagens da campanha que está a abanar as consciências dos publicitários

Tudo começou com uma busca no Google por “women objectification” para se perceber como a imagem das mulheres é ofensivamente utilizada e como grandes marcas usam a sexualidade e o corpo feminino para se promoverem. Parece normal, sempre assim foi! A cadeia Burger King, a SKYY Vodka e a Post-It são exemplos disso e foram utilizados pela executiva de publicidade Madona Badger, da agência Badger & Winters, de Nova Iorque, num anúncio para despertar os marketeers e os criativos das agências para a lastimável figura que andam todos a fazer ao retratar as mulheres como objetos sexuais nas suas campanhas.

Uma das frases que choca pelo abuso da imagem feminina: “Adoro dormir com homens que não se lembram do meu nome.”

O filme publicitário que está a dar que falar chama-se“ We are WomenNotObjects” e foi criado para agitar consciências e chamar a atenção para a contínua utilização do corpo da mulher na publicidade, em anúncios de imprensa, mupis, spots de televisão, e está a correr as redes sociais.

“Não fales comigo assim”

O anúncio mostra várias mulheres – bonitas e magras, claro! – com cartazes sexistas a dizer frases relacionadas com as mensagens publicitárias daquelas marcas como “Adoro dormir com homens que não se lembram do meu nome”, numa alusão a um anúncio do Post-It, ou “Adoro sacrificar a minha dignidade por uma bebida”, falando diretamente com a SKYY Voddka. Ou ainda “Adoro fazer sexo oral a sanduiches” (Burger King) e “A chave para o meu coração? Um homem que cheira como uma vagina” (Tom Ford for Men).

O filme está a ser muito partilhado. “E as mulheres não estão fazendo fuzuê à toa”, escreve uma bloguista brasileira. “O fato é que foram durante séculos sendo vistas como serventes dos homens e agora quase nenhuma está com paciência para isso”, diz ela. A executiva publicitária Madona Badger, que fundou a ‘Badger & Winters’ em 1994, não esteve. Esgotou a paciência e pôs no ar a campanha “We are WomenNotObjects” onde diz sem papas na língua: “Sou a tua mãe. A tua filha. A tua colega de trabalho. A tua manager. A tua CEO. Não fales comigo assim”. O pedido está lançado e na página principal do site da ‘Badger & Winters’ está assumido um compromisso: “In 2016, Badger & Winters made a committment to never objectify women in our work. #WomenNotObjects”.

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