Michelle Obama e a política da moda

Criador de alguns dos mais memoráveis looks da primeira-dama norte-americana, Jason Wu considera que o estilo de Michelle Obama teve um impacto político positivo na forma como se encaram as mulheres em lugares de poder.

Michelle Obama deslumbrou no baile inaugural de 2009 com um vestido desenhado por Jason Wu.

É o homem por detrás de algumas das peças de roupa mais icónicas de uma mulher que, por sua vez, está entre as mais poderosas do mundo. Depois de ter vestido a primeira-dama norte-americana no baile da primeira tomada de posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2009, a ligação de Jason Wu a Michelle Obama tem dado pano para mangas: Michelle voltou a envergar criações do estilista em diversos momentos, com destaque para uma aparição na capa da revista Vogue, também em 2009, e para a tomada de posse do segundo mandato do marido, em 2013.

Se o modelo assimétrico em chiffon branco, que iluminou o primeiro baile inaugural do casal Obama, já tem lugar reservado nos anais da moda internacional – estando, inclusive, guardado no Museu Nacional de História Norte-Americana, em Washington –, Jason Wu garante que o guarda-roupa da primeira-dama dos Estados Unidos deixou uma marca política que também fica para a história. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o diretor criativo da Hugo Boss e da marca criada nome próprio sublinha que Michelle Obama promoveu uma abordagem “mais leve e elegante” à forma como as mulheres que circulam nos corredores do poder se vestem.

As mulheres em ‘feudos masculinos’ podem vestir algo que é feminino e até sexy, sem pôr em causa o seu poder ou inteligência.

“O que costumava acontecer é que as mulheres em ‘feudos masculinos’, especialmente na esfera política, tinham receio de expressar o seu lado feminino, sob pena de não serem levadas a sério ou de não parecerem suficientemente profissionais”, explica o designer canadiano de origem taiwanesa. O que Michelle Obama veio mostrar ao mundo, acrescenta Jason Wu, é que as mulheres que se movem nestes campos podem, afinal “vestir algo que é feminino e até sexy, sem pôr em causa o seu poder ou inteligência”.

Responsável por ter suavizado e trazido mais curvas para as linhas femininas de uma casa como a Hugo Boss, tradicionalmente reconhecida pelo estilo clean e eminentemente masculino, o estilista de 33 anos admite ainda ter desenhado roupas para outra primeira-dama, desta feita no universo da ficção. Claire Underwood, a personagem encarnada por Robin Wright na famosa série de televisão House of Cards, também desfila frequentemente peças com a assinatura de Jason Wu. “Acho que tenho talento especial para vestir figuras políticas”, remata o criador.

Parceiros Premium
Parceiros