Preparar a mala de viagem nem sempre é uma tarefa simples, sobretudo se a agenda mistura compromissos de trabalho com tempos livres. Tudo parece ser indispensável e surgem sempre dúvidas sobre os artigos que são realmente necessários. O ideal seria teletransportar o nosso closet diretamente para o quarto de hotel, mas, na ausência dessa possibilidade, há que encontrar uma estratégia que seja simultaneamente abrangente, flexível, elegante, prática e leve. E este último fator é válido sobretudo para viagens em que as deslocações entre aeroporto, transferes, transportes e hotéis são frequentes.
Antes de viajar, há alguns aspetos a ter em conta:
– Qual a duração da estadia?
– Qual a agenda da viagem? Reuniões, jantares formais/informais, saídas de lazer?
– Qual o clima ou condições meteorológicas do local a visitar? É sempre aconselhável considerar possíveis mudanças de temperatura.
No que toca ao guarda-roupa, selecione peças que sejam fáceis de combinar. Alguns exemplos:
– Calças que possam ser utilizadas duas ou três vezes e conjugadas com três peças básicas: camisa branca, top de cor e uma camisola. Opte por cores como o azul, preto ou branco, mais fáceis de coordenar. Os modelos em tecido stretch têm a vantagem adicional de serem mais confortáveis.
– Camisas fluídas: são elegantes e confortáveis. Para uma maior variedade, escolha algumas peças em tons neutros, que podem ser combinadas em vários conjuntos, e outras em tons fortes, para conseguir um look mais dentro das tendências de moda.
– O blazer é outra peça essencial. Indispensável para looks formais, sobretudo quando conjugados com sapatos de salto alto, pode também compor um coordenado mais descontraído e informal, se forem usados com sabrinas ou ténis.
– Um vestido: com os acessórios certos é outra escolha versátil, que pode ser usada em trabalho, num jantar mais formal ou até mesmo para passear.
– Um casaco de ganga, pelo conforto, moda e versatilidade.
– Sapatos confortáveis, básicos e que possa utilizar mais do que uma vez. Não se esqueça de levar um par de ténis, uns sapatos de salto alto e outros mais confortáveis, como sabrinas, quatro tipos de calçado que cobrem praticamente todo o tipo de compromissos na sua agenda.
Não se esquece de nada?
É recorrente: muitas vezes só quando chegamos ao hotel é que damos conta que deixámos para trás o necessaire com os cosméticos e maquilhagem, o carregador do telemóvel ou o adaptador de corrente. Os esquecimentos são normais, sobretudo em artigos como estes que, normalmente, são os últimos a ser colocados na mala.
Confira a sua check list de beleza e de utilitários:
– Mini Set de Artigos para o Cabelo
– Mini-set de viagem de cuidados para o rosto e corpo
– Dentífrico, escova de dentes e fio dental
– Escova para o cabelo
– Elásticos para o cabelo
– Mini set de pincéis de maquilhagem
– Set de viagem: almofada, saco, tampões para os ouvidos, máscara para os olhos
– Auscultadores
– Carregador para o telemóvel
– Sacos para a roupa suja
– Sacos para os sapatos
– Óculos de sol
– Écharpe
Dicas práticas para a viajante
Quando fizer as suas compras de perfumaria, guarde sempre as amostras de cremes e de perfumes num necessaire, para as suas viagens, já que não ocupam tanto espaço.
Se levar apenas bagagem de mão, os líquidos transportados têm de estar em recipientes com capacidade inferior a 100ml e devem ser transportados num único saco de plástico, transparente e re-selável, com as medidas máximas de 20cm x 20cm e capacidade total até 1 litro, ou num kit de viagem que tenha estas características (como pode ver na imagem).
Mala de viagem: opte pela praticabilidade de uma mala de quatro rodas, mais fácil de carregar, uma vez que não tem que transportar o seu peso inclinado como as mala de duas rodas. Se vai fazer viagens de longo curso opte por uma segunda mala (na foto) tipo necessarie, que poderá levar consigo com as peças essenciais, caso a sua mala se extravie. Consulte sempre quais as dimensões das bagagens de mão permitidas pela transportadora aérea que vai utilizar.