Formada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e pela Aarhus Universitet, Laura Galhardo Simões iniciou o seu percurso no Banco Espírito Santo, na área de private banking. Nos primeiros anos da sua carreira, passou também pelas Livrarias Bertrand, pelo Grupo Sorel como responsável de Marketing e, ainda, pela delegação de Washington DC do ICEP, como responsável de Comunicação e Marketing na área de captação de investimento estrangeiro, entre 1999 e 2002.
Regressada a Portugal e já com duas filhas pequenas, encantou-se com a Bimby numa demonstração e, em 2003, aceitou o desafio de ganhar a sua, tornando-se para isso agente credenciada da marca. Rapidamente se apercebeu do potencial da empresa para transformar a sua vida profissional. Graças à aposta forte que a Vorwerk faz na formação dos seus agentes e a uma política de Recursos Humanos assente na igualdade de oportunidade de crescimento, durante os primeiros 4 anos Laura Galhardo Simões exerceu diversas funções na área comercial, desde agente a responsável de área e, em 2007, Isabel Padinha, diretora de vendas na altura, convida-a a criar um departamento de Marketing & CRM.
Enquanto marketing manager, foi responsável, ao longo de 7 anos pelo lançamento de inúmeros projetos pioneiros no Mundo Vorwerk, como a revista Momentos de Partilha, a Comunidade de Clientes Mundo de Receitas Bimby, o lançamento da Bimby TM5 e, ainda, o primeiro evento de solidariedade, que uniu clientes e agentes a cozinhar por uma causa. Desde então, desafios e aprendizagens sucederam-se, passando a responsável regional de vendas em 2015 e, em janeiro de 2020, abraçou o desafio da Direção Comercial da empresa em Portugal.
Foi fundamental dar novas competências às nossas equipas, considerando que temos na força de vendas pessoas desde os vinte e poucos anos às nossas veteranas com mais de sessenta.
A pandemia implicou grandes mudanças no ambiente laboral. Quais as principais aprendizagens que a Vorwerk fez a este nível durante este período?
A principal aprendizagem que fizemos foi que, citando Paulo Azevedo, “na vida existem coisas difíceis mas não impossíveis”. Tudo depende da atitude que escolhemos perante as adversidades que surgem no nosso caminho. E contorná-las em equipa é sempre mais fácil.
E foi mesmo em equipa que nos reinventámos para transformar uma empresa cuja atividade se realizava de uma forma totalmente presencial em casa dos nossos clientes, desde as demonstrações ao acompanhamento dos clientes, passando pelo fecho da venda, numa empresa totalmente digital.
Apostámos, desde o primeiro minuto na manutenção das rotinas que tínhamos a nível presencial, nomeadamente na formação e no apoio à rede de vendas. Se antes tínhamos uma reunião com a força de vendas às terças-feiras nas nossas lojas, essa reunião passou de imediato, no mesmo horário, para o digital.
E porque, de um dia para o outro, vimos os nossos clientes em casa, com as suas famílias, reforçámos a nossa presença nas redes sociais com conteúdos novos e relevantes. Desde sugestões de menus semanais, ementas para levar a quem estava resguardado, enigmas, desafios e showcookings em direto, procurámos inspirar a nossa comunidade e mostrar que a marca Bimby® acompanha cada família e está presente no sentido de ajudar a viver melhor um momento desafiante e incerto.
Para isso foi fundamental dar novas competências às nossas equipas, considerando que temos na força de vendas pessoas desde os vinte e poucos anos às nossas veteranas com mais de sessenta. Tivemos que assegurar que todos se sentiam confortáveis com as novas tecnologias e com a presença e utilização das redes sociais. A solução foi apostar fortemente na formação nesse campo. Pudemos contar com um parceiro que nos apoiou imenso, a Lisbon Digital School, aliado a uma sólida estratégia de acompanhamento das nossas gestoras de lojas, que foram umas verdadeiras heroínas durante este período. Foram as pessoas que estiveram sempre na linha da frente a acompanhar, a inspirar e a formar as nossas pessoas.
Ao nível da Assistência Técnica, também os nossos técnicos foram orientados e preparados para trabalhar com todas as condicionantes da pandemia, de forma a que os clientes pudessem ter a certeza de que a sua Bimby® voltaria, reparada e livre de qualquer desconforto.
O terceiro pilar fundamental para o sucesso desta estratégia foi a comunicação e, nesse sentido, tanto eu como o Nuno Marranita, diretor financeiro com quem partilho a responsabilidade da direção do país, tivemos desde o primeiro instante a necessidade de garantir que a nossa equipa mais direta estava 100% informada. Com esse objetivo sempre em mente, nos primeiros meses, realizámos uma reunião diária com toda a equipa de gestão para apurar áreas de melhoria e garantir o alinhamento global de uma empresa que estava, pela primeira vez, em teletrabalho.
No caso da Vorwerk, a pandemia acabou por acelerar vários processos que já tínhamos idealizado, mas que, por uma ou outra razão, ainda não tinham sido implementados.
Apesar do teletrabalho e desde os primeiros dias, toda a equipa da Sede e de suporte à venda, procurou e implementou, em verdadeiro tempo record, as melhores soluções. Novos processos, novas abordagens, novos métodos cresceram e foram sendo melhorados. Hoje podemos dizer que todas as equipas se adaptaram e estão a funcionar em pleno, mesmo a partir das suas casas.
A distância tem sido colmatada através das nossas ferramentas e projetos de comunicação interna, bem como, através de vários momentos live da Direção com as equipas que asseguram a passagem da informação e fomentam o sentido de pertença e de equipa.
Tem sido desafiante manter o foco e a motivação das equipas, sem perder a alma do negócio e a paixão que nos caracteriza e distingue. Esta é uma das principais áreas a que me dedico de alma e coração.
Quais têm sido os seus principais desafios como diretora de vendas neste novo contexto?
Numa primeira fase, posso dizer que o principal desafio foi transmitir confiança aos nossos agentes, para lhes assegurar de que estávamos a par das dificuldades e dos desafios que esta situação trazia ao seu negócio e à sua vida.
Por outro lado, também a equipa de colaboradores requereu confiança e atenção, pois implementou vários processos novos, que foi necessário acompanhar.
Num contexto como o que vivemos, tem sido desafiante manter o foco e a motivação das equipas, sem perder a alma do negócio e a paixão que nos caracteriza e distingue. Esta é uma das principais áreas a que me dedico de alma e coração.
Que impactos duradouros poderá ter esta crise no seu negócio e, em particular, na sua função?
Confesso que continuo com enorme garra e, sobretudo, paixão por este negócio de e para pessoas. Num futuro próximo, acredito que o acompanhamento de perto das várias áreas da empresa e do negócio vai ser crucial, bem como transmitir uma visão estratégica do caminho a seguir, sem medo de mudanças, eventualmente necessárias para continuar o caminho e a visão de ser a melhor receita para a vida dos nossos clientes, agentes e colaboradores.