Como inspirar a sua equipa

Tire o melhor partido da sua equipa dando a liberdade e a confiança que os seus colaboradores precisam para brilhar.

Celebrar os sucessos é fundamental para manter uma equipa motivada e coesa.

É cada vez mais importante ter uma equipa motivada, empenhada e, se possível, feliz. A partir do momento em que estabelece um “ritual” de fortalecimento de competências no seio da sua equipa, colhe os frutos da satisfação dos colaboradores, mantém o grupo estável e aumenta a produtividade. Siga as sugestões que a ajudam a motivar a sua equipa.

Confie

Sem confiança, a sua equipa vai atuar com medo. Medo de não alcançar as suas expetativas, de arriscar e de falhar. A melhor forma de mostrar confiança é atribuir uma tarefa e não interferir. Desta forma, dá liberdade à equipa e fica a conhecer novas formas de atuar.

Explique os “porquês”

Quando explica a razão por detrás de uma tarefa, mudança de direção ou decisão, esclarece dúvidas existentes e motiva a equipa. A partir do momento em que comunica o seu “porquê”, deixa de ter de se preocupar com o “como”.

Questione

Sem dúvida que é mais fácil articular o problema e a solução num só. Mas o benefício chega a partir do momento em que apresenta um problema ou um objetivo concreto e dá liberdade ao colaborador para recomendar uma solução ou uma abordagem. Recorra a questões para estimular o fortalecimento de competências.

Permita erros

Os erros são literalmente inevitáveis e o foco deve ser a recuperação e não o erro em si. Por isso, em vez de insistir constantemente no erro, encoraje a sua equipa ou o colaborador em específico a recuperar. Muitas vezes o falhanço resulta em sucesso.

Conheça as qualidades de cada um

Os bons líderes rodeiam-se de pessoas cujas suas qualidades não possuem. Contrate pessoas que sejam competentes em áreas onde você não seja e permita que trabalhem exatamente no setor onde são indispensáveis.

Seja modesta

Se quer inspirar a sua equipa, seja modesta. Admita quando erra, dê crédito quando for altura de o fazer e não seja arrogante. Se for vista pela equipa como uma ‘pessoa normal’, faz com que se identifiquem consigo. Uma excelente forma de o fazer é partilhando (algumas) histórias do seu dia a dia.

Celebre o sucesso

Ao reconhecer marcos significativos, realizações e ganhos coletivos, permite que a sua equipa experiencie o orgulho pelos feitos alcançados. Enquanto o faz, não se esqueça de tecer pequenos elogios aos colaboradores. Através de pequenos gestos consegue deixar uma impressão boa e marcante.