Como o Grupo Concept cresceu durante a pandemia

A BodyConcept e a DepilConcept atingem a 100.ª clínica e não param de abrir novos estabelecimentos em Portugal e no estrangeiro. Em entrevista, a fundadora Susana Martins revela que em breve serão 200 estabelecimentos em todo o mundo desta rede de clínicas 100% portuguesa.

Susana Martins é sócia e administradora do Grupo Concept.

O Grupo Concept, que integra duas marcas especialistas em clínicas de estética, saúde e bem-estar, 45 clínicas BodyConcept e 55 clínicas DepilConcept, atinge a 100ª clínica em Portugal, com a abertura de um estabelecimento BodyConcept na Guarda. Num ano marcado pela incerteza e pela crise sentida por grande parte dos negócios, provocadas pelo confinamento necessário para controlar a pandemia de COVID-19, com base numa estratégia focada no cliente final e no apoio a franchisados, o grupo de capital 100% português cresce em Portugal e no mundo.

O Grupo Concept nasceu em 2005 com o objetivo de revolucionar o mercado nacional com o conceito serviços profissionais de estética, acessíveis e de qualidade, com recurso a tecnologia. Depois da primeira clínica aberta em 2006, o negócio não parou de crescer. O reforço da rede nacional é reflexo do aumento do número de clientes das insígnias do grupo, que se situa em mais 500 mil pessoas. O aumento do número de unidades reflete-se no crescimento do número de colaboradores, que em Portugal são já 300.

Mas o grupo cresce também graças à internacionalização. Atualmente, conta com 174 clínicas em todo o mundo, que empregam cerca de 630 pessoas. As duas marcas portuguesas estão presentes em países como Brasil, Polónia, Sérvia e Cabo Verde. Em breve chegarão à Irlanda, Eslováquia e República Checa, o que permitirá ultrapassar as 200 de clínicas num futuro próximo.

Após o desconfinamento, foram inauguradas mais sete unidades DepilConcept na Polónia e uma na Sérvia. Em Portugal abriu quatro clínicas, estando prevista a abertura de mais 6. A marca atingiu em maio de 2020, o melhor resultado de vendas desde a sua criação, com um crescimento médio homólogo de 8%. Das 50 clínicas nacionais DepilConcept, 19 apresentaram um crescimento homólogo superior a 15%.

Em 2019, as redes BodyConcept e DepilConcept tiveram uma faturação total de mais de 13,5 milhões de euros, o que representou um aumento de 20% face ao ano anterior. Grande parte deste crescimento foi conseguido graças à rede de depilação definitiva, que teve um volume de negócios 70% superior ao de 2018, em resultado tanto do crescimento do número de unidades como da faturação média de cada unidade. A estimativa inicial de de 15 milhões de euros faturação para 2020 foi afetada pelo facto de as clínicas terem estado encerradas durante aproximadamente um mês e meio e revista para o objetivo de manutenção dos resultados do ano de 2019.

A Executiva falou com Susana Martins, sócia-fundadora e administradora do GrupoConcept, que explica como foi possível crescer durante a pandemia, numa empresa que trabalha B2B (para os seus franchisados) e B2C (para os clientes finais).

Como é que o grupo conseguiu abrir clínicas em plena pandemia?

O GrupoConcept tem ao longo da sua história de 15 anos ultrapassado diferentes desafios e crises com sucesso, pelo facto de se posicionar ao lado dos seus franchisados e futuros franchisados com uma forte e organizada estrutura de apoio central. Desde o primeiro contato com os potenciais franchisados a todo o processo de abertura e pós-abertura, as marcas do grupo (BodyConcept e DepilConcept) disponibilizam várias ferramentas, estratégias, ações e know how que levam a que os franchisados sintam confiança em investir em novas clínicas. A experiência e história do grupo, acumulada com a prévia experiência dos fundadores do grupo e das equipas, permite que as marcas consigam ser flexíveis nas respostas a desafios e situações inesperadas, possibilitando assim novas aberturas e a continuidade das clínicas em funcionamento, mesmo em plena pandemia.

Com a pandemia, deu-se um período de reinvenção de muitas empresas, inclusive do nosso Grupo. Sentimos uma necessidade ainda maior de estarmos presentes e disponíveis para todos os nossos clientes (franchisados e clientes finais) e durante o confinamento a nossa estratégia foi de proximidade e ação. Reforçamos os nossos meios, canais e ações de comunicação e desenvolvemos estratégias que assegurassem que, mesmo sem a presença física nas clínicas, estávamos diariamente presentes, a apoiar todos os que fazem parte do ecossistema das nossas marcas. Durante o período de confinamento nenhum departamento do franchisador entrou em lay-off, mas pelo contrário lançamos campanhas, triplicamos os conteúdos digitais e mantivemos uma estratégia operacional que assegurou os contatos e vendas aos clientes.

O resultado está à vista. Depois da reabertura os clientes voltaram e com uma necessidade ainda maior de se cuidarem. E, claro, estivemos de braços abertos para os receber, tendo um zelo constante em assegurar a implementação dos cuidados recomendados pela DGS, para que os nossos clientes se sentissem bem e em segurança nas nossas clínicas e novamente “em casa”.

A nível internacional foram recentemente assinados três contratos para os Master da Irlanda, Chéquia e Eslováquia, onde prevemos iniciar a abertura de clínicas no próximo ano. Também é nosso objetivo a expansão para mais países para intensificar a expressão das nossas clínicas a nível internacional.

No ano em que atingiu as 100 clínicas, quais os objetivos para o futuro próximo?

Os nossos objetivos centram-se em três pontos principais: qualidade, crescimento e satisfação do cliente.

Procuramos sempre deter as tecnologias mais avançadas, ter uma aprendizagem contínua de novos métodos e proporcionar um acompanhamento ainda maior de todos os tratamentos que executamos, de forma a conseguirmos alcançar ainda mais clientes e a satisfação dos mesmos. Ao mesmo tempo, estamos sempre a trabalhar de forma a encontrar novas e melhoradas formas de apoiar os nossos franchisados e assegurar o seu sucesso. Isto motiva um crescimento natural das marcas e do sucesso dos franchisados e franchisador. No futuro, queremos ser a melhor versão de nós próprios! Aprender mais e ser mais, pelas marcas e pelos nossos clientes.

O objetivo de expansão para 2021 é a abertura de mais 15 clínicas que levam o seu o conceito a cada vez mais clientes em todos o país. A nível internacional foram recentemente assinados três contratos para os Master da Irlanda, Chéquia e Eslováquia, onde prevemos iniciar a abertura de clínicas no próximo ano. Também é nosso objetivo a este nível internacional a expansão para mais países para intensificar a expressão das nossas clínicas a nível internacional.

Também temos por objetivo, até final deste ano, lançar o cabaz de compras dos nossos produtos de marca própria Concept+, que podem ser adquiridos nas clínicas ou on-line, e que permitem o tratamento do corpo e rosto em casa e que funcionam como complemento das terapias que praticamos.

Quem são os franchisados do Grupo Concept?

O perfil dos nossos franchisados é muito variado, tendo tanto homens, como mulheres, uma vez que temos empresários que procuram diversificar os seus investimentos, casais que querem abraçar um negócio próprio, recém-licenciados que criam o seu posto de trabalho sendo financiados pelos pais e/ou por apoios estatais, desempregados que querem ter o seu próprio negócio, empreendedores que querem deixar a sua carreira profissional por contra de outrem e ter o seu negócio e mais disponibilidade para a sua vida pessoal, entre outros. É, no entanto, comum aos nossos franchisados o fato de, por norma, não terem experiência na área de estética e bem-estar.

Temos franchisados com várias clínicas. Na sua maioria possuem duas clínicas, sendo que o maior número de clínicas detido por um único franchisado, neste caso um casal, são 6 clínicas: três Bodyconcept e três DepilConcept.

A recomendação de candidatos por parte dos nossos franchisados e clientes, bem como a renovação e abertura de novas unidades por parte dos franchisados existentes também tem sido de grande relevância na expansão da marca.

O que distingue o conceito das clínicas de outras existentes?

As marcas Depilconcept e Bodyconcept são atualmente líderes de mercado nas suas áreas de atuação, nomeadamente a depilação a laser/luz pulsada e os tratamentos de estética corporal e facial. As razões do sucesso de ambas as marcas, para além dos seus conceitos únicos e exclusivos, são o forte apoio na abertura das clínicas, paralelo ao constante apoio de gestão (marketing, operacional e de gestão) dado pelo franchisador e à inovação tecnológica e formação proporcionada.

O conceito Bodyconcept permite a oferta de 24 tratamentos de estética de corpo e rosto por apenas 55€ por mês. Esta oferta acessível a toda a população portuguesa, aliada a um método próprio de prestação dos serviços e acompanhamento personalizado focado na obtenção de resultados por parte da cliente, utilizando a maior oferta de tratamentos do mercado são a razão de sucesso da marca. Na Depilconcept são prestados serviços de fototerapias a luz pulsada bem como serviços de depilação a laser. O diferencial destes serviços baseia-se no seu método exclusivo de prestação do serviço, e no fato de ser a única clínica de fotodepilação que garante os resultados por escrito.

Como se adaptaram às regras de funcionamento impostas pela pandemia?

A área de estética é uma área onde a preocupação com a higiene e limpeza já existia antes da pandemia, como tal, houve um ajuste a adaptações naturais, no sentido em que todos perceberam que a nova realidade apresentava novas necessidades. Numa visita às nossas clínicas terá que usar capas descartáveis nos sapatos, mascara, existem acrílicos nas zonas de atendimento, álcool gel, as esteticistas prestam o serviço com máscara, viseiras, protetores de cabelo, aventais e luvas, para além da limitação de clientes e atendimento por marcação, reforço da limpeza e desinfeção, entre outras condicionantes recomendadas pela DGS.

A adoção das recomendações acima referidas foi aceite pelos franchisados, uma vez que existe uma preocupação constante com a importância de realizar os procedimentos da forma o mais segura possível em prol dos nossos clientes e colaboradores.

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