Isabel Capeloa Gil é reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), presidente da Fundação da UCP e integra o Conselho Científico da Agência da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas (AVEPRO). Em 2019, recebeu o título de Honoris Causa pelo Boston College e recebeu o Prémio Carreira Alumni pela Universidade de Lisboa. Em 2020 foi eleita como membro ordinário da Academia Europea. Anteriormente foi vice-reitora para a Investigação e Internacionalização (2012-2016) e diretora da Faculdade de Ciências Humanas (2005-2012) na UCP. É professora catedrática de Estudos de Cultura e doutorada em Língua e Cultura Alemãs.
Foi fundadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e professora visitante em diversas Universidades, nomeadamente a National University of Ireland (Galway), Hamburg University, PUC-Rio de Janeiro, USJ (Macau) e na Stanford University. Tem investigação publicada em sete línguas e mais de 140 títulos em áreas como a teoria cultural, literacia visual e cultura e conflito. Incluem-se nas obras mais recentes: Hazardous Future: Disaster, Representation and the Assessment of Risk (2015) e The Cultural Life of Money (2016).
Em 2019, Isabel Capeloa Gil foi considerada uma das principais mulheres da ciência de Portugal pela Fundação Ciência Viva. Desde janeiro de 2021 integra o Board of Trustees da Global Federation of Competitiveness Councils – GFCC. Faz parte do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e do Conselho de Administração não executivo do Banco Edmund de Rothschild (Portugal).
Isabel Capeloa Gil é uma das oradoras da 6.ª Grande Conferência Liderança Feminina, que se realiza a 14 de outubro, entre as 9h e as 13h, no Auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa. Como a lotação do auditório já está esgotada, pode adquirir o seu bilhete para assistir via streaming aqui.
A Grande Conferência Liderança Feminina foi lançada pela Executiva em 2015 e desde então já se realizaram quatro edições em Lisboa e uma no Porto, que reuniram 60 oradores e quase 2000 participantes. É um evento de informação, formação, empoderamento e networking, que dá palco a mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a não desistir de alcançar as funções de topo que ambicionam e merecem.