Filipa Mota e Costa é o novo rosto à frente da Janssen Portugal, empresa farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson, que tem como áreas-chave as Neurociências, Imunologia, Oncologia, Infecciologia e Doenças Metabólicas. Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com um MBA do INSEAD, começou a carreira na Sonae Indústria, onde esteve entre 1995 e 2001, ligada à produção e operações.
Ingressou na Janssen Portugal em 2003, como business development manager e nos últimos 13 anos ocupou vários cargos de responsabilidade no grupo norte-americano considerado o maior na área farmacêutica, como o de diretora de Marketing e Vendas em Portugal, que desempenhou entre 2011 e 2014, antes de ir para Itália. Neste país liderou as equipas de New Product Introduction para o mercado italiano e de Business Development Oncology para a Europa.
Filipa Mota e Costa regressa agora a Portugal para assumir a orientação da estratégia local, substituindo José Antonio Burón, que irá ocupar o cargo de vice-presidente de Medical Affairs da Janssen EMEA (Europa, Médio Oriente e África).