A exposição SuperWomen Paper-Cut-Project marca a estreia em Portugal das artistas do momento Nikki Nye e Amy Flurry, que já colaboraram com marcas como a Hermès, Cartier e Valentino. Este projeto assenta na transformação de simples folhas de papel em silhuetas de moda, que, desta vez, tem como tema inspirador as heroínas.
A exposição, que decorrerá a partir de 27 de setembro no CascaiShopping, dá a conhecer a SuperWomen Collection, um conjunto de 20 peças artísticas feitas em papel e seis fotografias inspiradas em Maria Antonieta, que refletem a versatilidade de vários atributos femininos, materializados em perucas e acessórios de moda, algumas criadas em colaboração com marcas de moda e estilistas, como as americanas Jen Kao e Megan Huntz.
Segundo as artistas, cada peça pode levar entre 30 a 80 horas até ser totalmente concluída, criando assim algo que é artisticamente novo na indústria da moda. Ao desenharem a SuperWomen Collection, Nikki Nye e Amy Flurry misturaram inspirações de heroínas lendárias e míticas, de deusas e de guerreiras, representando nestas peças artísiticas um elemento de proteção e poder, como acontece com todos os super-heróis, mas com a natureza efémera do papel, revelando assim a condição humana.
Além da SuperWomen Collection as artistas irão apresentar também 10 peças da sua coleção privada.
“Para nós, o maior impacto desta coleção e do nosso design inspirado no tema Super Mulheres é que os super-heróis, tal como nós, representam os que procuram a justiça. A inspiração vem dessas mulheres revolucionárias que são incansáveis em servir outras mulheres, sem voz ou esperança. São as nossas heróinas e podem ser (e ter) o aspeto que quiserem, desde que se sintam bem e sejam guiadas pelas forças para fazer o bem!”, referem as artistas a propósito do trabalho que trazem pela primeira vez a Portugal.
A exposição irá decorrer no CascaiShopping entre 27 de Setembro e 25 de Outubro, e no Algarve Shopping entre 7 de Novembro e 4 de Dezembro.