Na McDonald’s Portugal há mais de seis anos, desde o início de 2019 que Inês Lima deixou de ser responsável apenas pelo Marketing da cadeia de fast food em Portugal para alargar a sua responsabilidade a mais 11 mercados europeus – Espanha, Itália, Bélgica, Suíça, Holanda, Áustria, Ucrânia, Eslováquia, Polónia, República Checa e Rússia. Hoje tem o marketing de 3500 restaurantes sob a sua responsabilidade. Este não é o primeiro grande desafio da sua carreira. A sua saída da EDP ao fim de 11 anos como diretora de Marketing e Clientes para abraçar o Marketing da McDonald’s também foi uma grande mudança, contudo, algumas experiências anteriores na área alimentar e o desejo de voltar a trabalhar num ambiente internacional não a fizeram hesitar.
A Marketing Lead International Operated Markets BU da McDonald’s é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Católica e com um MBA pelo Insead. Prefere andar no terreno do que estar sentada à secretária e isso só não tem acontecido mais nesta nova função devido às restrições impostas pela Covid 19, mas sabe que este seu cargo implica muitas viagens para perceber as diferentes realidades e as diferentes abordagens da McDonald’s nestes diferentes mercados.
Saiba como se atualiza diariamente e o que anda a ler e a ouvir (siga os links).
Como se atualiza logo de manhã?
Por volta das 7.00 leio as notícias no Facebook e vejo as capas dos jornais e revistas na app do Sapo.
A estação/programa de rádio que ouve?
No carro tenho sintonizada a Rádio Comercial, gosto muito da equipa nas manhãs para começar o dia de forma positiva.
As newsletter que subscreve?
Imensas e como viajo muito acabo por ter sempre leitura à mão. Profissionalmente, acompanho a McKinsey e a Food Business News. Para fazer intervalos e como gosto muito de arte, arquitetura e design, inspiro-me na Artnet news, postcard of the day, Archdaily, entre outras.
Os podcast que não perde?
Não tenho esse hábito.
A app que não dispensa?
Teams para trabalhar com equipas de 12 países, em qualquer lugar.
O livro que está a ler?
As vinhas da ira, de John Steinbeck. Retrata o período da grande depressão nos EUA. Escolhi ler este livro de época para me lembrar o quanto evoluímos como sociedade nos últimos 70 anos.
A banda sonora para energizar?
Beliver, dos Imagine dragons.
O restaurante para negócios/trabalho que recomenda?
A esplanada da Fundação Champalimaud.