O novo serviço de informação ESG Weeklypedia, um projeto, recentemente lançado, que junta a Carma e a Garoupa Inc., surge numa altura em que o cenário de ESG está em constante evolução e a capacidade de atualização sobre as últimas notícias é fundamental para tomar decisões informadas, seja como investidor, empresa ou profissional atento às questões de sustentabilidade.
Joana Garoupa, fundadora da Garoupa INC., que trabalha diariamente com estas temáticas, sentiu necessidade de criar soluções por considerar “as opções de informação disponíveis, dispersas, pouco user friendly e muito espaçadas no tempo, deixando de ser úteis para as decisões mais prementes”. Por isso, “desafiei a Carma e criámos esta ferramenta, juntando a minha experiência e expertise com o vasto conhecimento, acesso a dados e ferramentas de IA, da Carma. Conseguimos um resumo qualitativo e de fácil entendimento com tudo o que (na minha opinião) é preciso saber sobre as notícias dos três temas”, explica.
O ESG Weeklypedia agrega todas as notícias pertinentes sobre o tema, publicadas em fontes especializadas e gerais, nacionais e internacionais, e nas redes sociais, assegurando que tudo se encontra num mesmo local, de forma organizada e fácil de consultar. Este novo serviço de informação é semanal e funciona por subscrição, estando disponível em formato gratuito, durante quatro semanas.
Para Filipe Pereira, diretor-geral da Carma, “os critérios ESG não são apenas palavras da moda – constituem uma bússola que nos orienta em direção a um mundo mais sustentável e responsável”. Destaca ainda a relevância deste projeto: “permite que as organizações acompanhem a atualidade de forma regular e lhes permita uma tomada de decisões conscientes e uma liderança ética ativa.”
Leia entrevistas com mulheres empreendedoras.