Os emojis e carinhas sorridentes saltaram os muros das redes sociais e aplicativos de conversação informal para o mundo do trabalho, onde aparecem como solução a um velho problema das comunicações escritas: aligeirar frases que, de outro modo, poderiam ser entendidas como ultimatos, críticas não solicitadas, advertências sérias ou mal-humoradas. Com um smiley enfatizamos que, do outro lado da rede, lá estamos nós — bem-dispostas, prontas a ajudar e a levar tudo com muito espírito desportivo.
Mas um estudo recente, levado a cabo por investigadores da Holanda e Israel, concluiu que as pessoas que incluem símbolos de sorriso, emojis ou emoticons nos seus emails de trabalho são entendidas como menos competentes do que aqueles que se abstêm de os usar.
Pediu-se a 549 participantes de 29 países que lessem emails profissionais anónimos, uns com smileys e outros sem, avaliando o grau de simpatia e de competência do remetente. Os investigadores concluíram que a presença de carinhas sorridentes não aumentava a perceção de simpatia relativamente ao remetente e ainda tinha um impacto negativo na avaliação da sua competência. Pelo contrário, nas conversas presenciais as pessoas que sorriem são vistas como sendo mais calorosas e competentes do que as mais carrancudas.
Os participantes também respondiam com mais informação aos emails onde não foram usados smileys. Segundo a coordenadora da pesquisa, Ella Glikson, “a perceção de uma menor competência, se um smiley for incluído, inibe a partilha de informação”.
Na maioria dos casos, os participantes também assumiam que teria sido uma mulher a enviar as mensagens com emojis e sorrisos.
Por isso, para já talvez seja melhor guardá-los para o grupo de whatsapp de amigos do escritório ou para os seus chats pessoais.