A dieta espiritual de Rute Caldeira

Fazemos dietas para perder os quilos em excesso mas esquecemo-nos que acumulamos pensamentos tóxicos que nos limitam o dia a dia e nos impedem de sermos felizes Veja os conselhos desta especialista.

Rute Caldeira Rute é mestre em Reiki e instrutora de Yoga mas desenganem-se os que pensam que esta é mais uma obra esotérica.

“Liberta-te de pensamentos tóxicos” é o livro de Rute Caldeira, uma licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa, que percebeu que não sendo isso que lhe “enchia as medidas” optou por dedicar-se ao estudo da mente para se ser mais positivo, focado e capaz. A partir da experiência pessoal, e após anos de estudo e formação, publica agora um livro com tudo o que é preciso para se ter “uma mente sã, limpa e livre de nocividades e negatividades”.

Rute é também mestre em Reiki e instrutora de Yoga mas desenganem-se os que pensam que esta é mais uma obra esotérica. O livro foi escrito com base em conhecimentos e referências nas áreas da Psicologia, Programação Neurolinguística e Neurologia. Os “7 passos da dieta espiritual” descritos no livro prometem reprogramar a forma de pensar e de agir porque “está ao alcance da mente ser feliz”.

Se a comunicação de um chefe for negativa os subordinados reagem com desmotivação e negativismo..

De que forma os pensamentos tóxicos afetam a nossa vida pessoal e profissional?
Os pensamentos tóxicos – que incentivam a algo destrutivo e negativo – têm um efeito direto no cérebro, que por sua vez tem um efeito direto sobre os nossos órgãos e nos nossos comportamentos, e isso traz toxicidade às relações pessoais ou profissionais.
Em qualquer empresa, por exemplo, se a comunicação de um chefe for negativa, usando frases e pensamentos como «isto não está bem; assim não chegamos a lado nenhum; vocês não fazem nada de jeito», o que se obtém dos subordinados é exatamente o mesmo índice de toxicidade – as pessoas reagem com desmotivação, queixume e negativismo, e as coisas passam a correr ainda pior. O mesmo se aplica aos colegas de trabalho.
Na vida pessoal, as pessoas acabam por “re-agir” segundo a realidade gravada nos seus mapas mentais e se pensam de forma negativa comportam-se assim também.

As mulheres têm mais pensamentos tóxicos?
Os pensamentos negativos existem em ambos os géneros. As mulheres têm tendência para ser mais emotivas e os homens para ser mais racionais, o que faz com que eles consigam relativizar e encarar uma situação com mais leveza, mas na verdade depende das pessoas.
O nível de pensamentos tóxicos está mais ligado à confiança ou insegurança. Pessoas mais seguras e confiantes têm pensamentos mais construtivos. Um desafio aparece e a pessoa não tem uma sensação de angústia ou desespero, pelo contrário, adota a postura do “tudo se resolve”. Contudo, pessoas que têm tendência para ser inseguras encaram as contrariedades como “só a mim; não tenho sorte nenhuma; nada me corre bem”. Isto são pensamentos tóxicos ao mais alto nível, e esta forma de pensar impede-nos de ver os recursos disponíveis para resolver as situações e até crescer e aprender com elas.

Pensar que é difícil é um dos mais repetidos pensamentos tóxicos porque é uma convicção limitadora que fecha um caminho e uma oportunidade.

Que conselhos dá para os contrariar?
Temos práticas ao nível do pensamento e ao nível do comportamento. Ao nível do comportamento, uma forma muito eficaz de adquirirmos uma atitude mais positiva e serena é a partir da meditação. Estudos na área da neurociência demonstram que praticantes de meditação ativos registam mais atividade no córtex pré-frontal esquerdo – a parte do cérebro que regista emoções positivas. Quando a pessoa está num estado de meditação, entra em contacto com a sua parte inconsciente – e é aqui que as mudanças existem, é aqui também que vamos buscar os recursos e soluções que temos ao dispor, e que nem sempre vemos devido à forma enviesada e limitadora com que absorvemos e assimilamos as informações e experiências da nossa vida. As caminhadas em contacto com a natureza são também uma excelente forma de promover o bem estar e a serenidade.
Ao nível mental, é muito bom estar atento às pequenas coisas da vida. Saber reconhecer, saber estar grato. E assim ganhamos saúde, vitalidade, energia, ânimo, positivismo, boa disposição e felicidade. A partir destas boas emoções, passamos a ter uma postura muito mais leve na vida e essa postura transforma e melhora as nossas relações.

livro

É difícil substituir estes pensamentos por pensamentos positivos?
Pensar que é difícil é um dos mais repetidos pensamentos tóxicos porque é uma convicção limitadora que fecha um caminho e uma oportunidade. Quando as pessoas se convencem de que é difícil, já não avançam mas, na verdade, devem perceber que o «difícil» era uma programação no mapa mental que as impedia de agir e avançar. O cérebro é feito para mudar, ele reage às nossas experiências. É uma máquina de aprendizagem que aprende e grava o que lhe ensinamos.

O cérebro é uma máquina de aprendizagem que reproduz o que vê fazer ou o que ouve.

Os pensamentos tóxicos são genéticos ou aprendidos?
Na verdade ambos influenciam. Há pessoas que têm tendência para as depressões porque um dos progenitores sofria constantemente de depressão. Depois temos os aprendidos, que são os que se verificam em maior número. Tal como referi, o nosso cérebro é uma máquina de aprendizagem, por isso rapidamente as pessoas reproduzem o que veem fazer, ou o que ouvem.
Há adultos com graves problemas de ansiedade, de insegurança e de preocupação precisamente porque os seus educadores são pessoas extremamente ansiosas e inseguras, a sua comunicação é sempre baseada no medo, no que pode correr mal, no calcular e pensar em tudo ao pormenor antes de fazer o que quer que seja.
Como foram habituadas e “educadas” para este tipo de pensamentos, veem-se encurraladas nas suas emoções e convicções limitadoras, não sabem como sair dali e por isso vão repetindo estes estados. Aqui, uma vez mais, entra a importância da meditação e do treino mental para uma mente mais saudável, para um corpo são e para uma vida mais pacífica e feliz.

Parceiros Premium
Parceiros