Sara do Ó, licenciada em contabilidade, Filipa Xavier de Basto, formada em gestão e Ricarda Fernandes, em Economia, conheceram-se na KPMG, onde trabalhavam. Não dando ouvidos aos avisos da família, a primeira a despedir-se da multinacional de auditoria foi Sara, então com 26 anos, para se dedicar a quatro clientes que conquistou por recomendação de amigos e familiares.
Escassos meses depois, juntou-se-lhe Filipa. Com a ajuda do pai de Sara e do marido de Filipa, duas pessoas, duas mesas, dois computadores e uma sala de 12 metros quadrados foi o investimento necessário para lançar, em 2006, este negócio de contabilidade para pequenas e médias empresas. “Havia os gabinetes só para ajudar a cumprir as obrigações fiscais, com pouco valor acrescentado para o cliente. E multinacionais com preços muitas vezes exorbitantes, a que as PME não tinham acesso. Senti que havia um mercado interessante para este target: o dos serviços de contabilidade e de apoio à gestão financeira para pequenas e médias empresas”, conta Sara do Ó, CEO do grupo Your. “Vivíamos com uma faturação de apenas mil euros por mês que servia para pagar o ordenado da Filipa, que já era casada e tinha uma filha. A Ricarda, continuava na KPMG, mas já estava em lista de espera, para sair quando tivéssemos estrutura para lhe pagar.”
Em menos de uma década a start up deu origem a um grupo de dez empresas
Nove anos decorridos, a Your é hoje um grupo de 10 empresas, ocupa um escritório de mais de 500 metros quadrados no Espaço Amoreiras, e espera facturar 4,2 milhões de euros este ano, em comparação com os cerca de 3 milhões de euros realizados no ano passado. Os quatro clientes que asseguravam a sobrevivência nos primeiros tempos ainda se mantêm na empresa, mas hoje são 900 no total as empresas que recorrem à Your.
Crescimento à velocidade de gazela
Os dois anos primeiros anos da empresa foram de expansão muito rápida. “Aconteceu de forma viral, por recomendação”, recorda Sara, reconhecendo que a esse sucesso não foi alheio o posicionamento diferenciador. Da KPMG (que considera “uma escola”) levaram a “capacidade de trabalho e o espírito de sacrifício”, mas estavam determinadas a revolucionar o mercado. Eram jovens, mulheres e escolheram um logótipo cor de rosa choque para competir no mundo da contabilidade, “que é um mundo muito masculino”.
À forma surpreendente como se apresentavam somou-se a necessidade do mercado: “Cumprimos com que prometemos: conhecer o cliente e trazer valor acrescentado para o seu negócio”, uma preocupação que se traduz, por exemplo, em “aconselhar quais os benefícios fiscais que pode utilizar, fazer outsourcing de departamentos financeiros, às tardes, nas instalações dos clientes que não têm condições para pagar um diretor financeiro”.
O cliente mais pequeno abriu a porta a que conquistassem a Vodafone
Em 2011 a empresa era incluída no ranking das Gazela (as empresas que mais crescem) da Informa D&B e da revista Exame. “Foi um cliente que nos informou que estávamos na lista. Esse facto deu-nos um impulso grande, nesse ano crescemos imenso por causa desse marketing”, recorda Sara.
Mas para a expansão rápida da empresa contribuiu também o facto de um cliente lhe ter aberto a porta para conquistarem a conta da Vodafone. “Tivemos de montar um departamento financeiro”, conta Sara. “Defendo que se deve tratar os clientes da mesma forma porque o mais pequeno pode trazer o maior. Foi o que aconteceu.” A empresa que nascera para o mercado das PME estava também agora a servir grandes empresas. “Cada vez mais estamos a posicionar-nos para as médias e grandes empresas e nas montagem de departamentos de outsourcing financeiros. Mas fazemos questão que as equipas tenham todo o espectro de clientes: pequenos, médios e grandes, até para se não perder a noção da realidade. Não foram os grandes que fizeram a empresa, crescemos com os mais pequenos.”
Mais empresas Your
Outro impulso de crescimento foi dado em 2012, quando a Your começou a diversificar a sua área de atuação. Como as empresas clientes sentiam necessidade de outros serviços, pediam a recomendação de outros profissionais. “Toda a prestação de serviços é um negócio de relação, mas a contabilidade ainda é mais porque acabamos por ter o controlo de toda a vida financeira das empresas e dos clientes. Acabámos por criar uma relação de confiança muito próxima”, explica Sara do Ó.
Para dar resposta a esta necessidade, nasceu uma empresa de apoio na área de tecnologias de informação e outra de seguros. “Fomos ao mercado buscar os melhores na sua área de especialidade. Além da parte técnica, que é a base, tivemos de encontrar pessoas com o nosso perfil de orientação para o cliente, por isso o recrutamento foi difícil”, lembra Sara.
O sucesso não passou despercebido e as sócias receberam uma proposta de aquisição
Depressa nasceram outras empresas que prestam serviços de apoio aos negócios em 10 áreas distintas, incluindo o marketing e publicidade, recursos humanos, seguros, saúde e segurança no trabalho, e serviços. Todas sob a designação Your, grupo que desta forma oferece uma solução integrada de suporte às áreas de negócio chave dos clientes. “Do what you do best and outsource the rest” é o seu lema, pedido emprestado ao lendário Peter Drucker que em meados dos anos 1990 aconselhava as empresas a centrarem a sua atividade nas competências chave e confiarem todos as atividades acessórias a fornecedores externos. “Foi exponencial, começámos a ver que fazia sentido. Os clientes gostam de ter uma one stop shop. O nosso desejo é que consiga ter um só parceiro nos serviços de apoio à gestão”.
O sucesso da Your não passou despercebido e no final de 2013 receberam uma oferta de aquisição. “Achámos que era cedo para vender a totalidade da empresa e, em resposta, propusemos fazer uma fusão com uma das empresas do grupo, a Conceito Classic. Assim, juntámos o melhor de dois mundos: do nosso lado, a juventude, o dinamismo, o espírito de sacrifício, e do outro lado, consultores muito experientes. O nome da empresa de contabilidade passou a refletir as duas origens, Your Conceito, mas outro efeito foi a expansão, com a entrada da carteira de clientes da empresa do maior grupos de contabilidade em Portugal. “Nesse ano duplicámos as vendas.”
Uma das melhores empresas para se trabalhar
Já este ano o grupo Your foi distinguido pela Accenture e pela revista Exame como uma das Melhores Empresas para Trabalhar. “Eu considero que esta é mesmo a melhor empresa para se trabalhar”, diz Sara, soltando uma gargalhada. Segundo o inquérito de clima organizacional realizado pela Accenture, o tratamento com respeito dos colaboradores e a aposta na formação como forma de valorização profissional foram os factores de maior satisfação dos funcionários inquiridos. Mas não faltam motivos para se trabalhar com prazer nesta empresa.
85% dos 95 colaboradores são mulheres e a média de idades é de 36 anos
“Os objectivos são partilhados: todos sabem qual o objectivo do ano”, revela Sara. Há um contador de vendas, para que todos possam ir acompanhando os progressos e quando se conquista um cliente, tocam o sino para regozijo geral. Trabalha-se muito, mas o esforço é recompensado com a distribuição pelos colaboradores de 10% dos resultados da empresa. Quando os objetivos da empresa são atingidos, oferecem uma viagem a todos os colaboradores. Já este ano foram durante três dias para Madrid. A celebração é uma constante. Depois de entregarem todas as obrigações fiscais de 2014, o que fazem na Your Conceito? Celebram num encontro sunset.
Há ainda o projeto Your Mum (que permite que uma vez por semana as mães saiam a tempo de ir buscar os filhos ao colégio), médico no local de trabalho uma vez por mês, fruta e café para que se sirvam, entre outras regalias, num ambiente de trabalho em que reina o espírito de equipa. “Há uma cultura e um espírito de equipa muito forte. Chega a ser emocionante. Quando alguém está atrapalhado aparecem seis pessoas e a coisa resolve-se”, exemplifica Sara, a sócia que tem o pelouro dos Recursos Humanos e do Marketing (Ricarda tem a tesouraria e Filipa as vendas). A empreendedora sabe que o desempenho da empresa está nas mãos dos cerca de 95 colaboradores, 70 dos quais trabalham na Your Conceito, a empresa de contabilidade que deu origem ao grupo e ainda é a sua âncora: “São as pessoas que fazem o sucesso de uma empresa. Só se estiverem bem e felizes, prestam um bom serviço”. Cerca de 85% dos colaboradores são mulheres e a media de idades é de 36 anos. “Para a área da contabilidade as mulheres candidatam-se mais… se calhar são mais organizadas, tem maior tendência para tirar este curso”, explica.
Expansão nacional e internacional na mira
O alinhamento entre a liderança e os colaboradores vai ser determinante na internacionalização do negócio, passo que a empresa se prepara para dar já em Setembro. A oportunidade surgiu através de um investidor angolano que gostou do conceito de serviço integrado e propôs levá-lo para Angola. Assim, o grupo Your vai abrir um escritório em Luanda, para onde irá destacar dois ou três profissionais que já estão a receber formação em contabilidade angolana. “Faz parte do desafio. As pessoas são tão novas que sabem que, mais cedo ou tarde vão agarrar um desafio e ser líderes de um projeto”, afirma Sara do Ó. “Um contabilista pode muito facilmente passar a líder. Damos muita formação técnica mas também comportamental, em liderança, para os preparar para o crescimento da empresa.”
Ao mesmo tempo, a ambição da empresa é espalhar a sua marca pelo país. “Queremos estar presentes nas 18 capitais de distrito com este conceito do grupo Your de um único parceiro e fornecedor de outsourcing pelo país”. Em breve abrirá um escritório no Porto, ao mesmo tempo que estão a negociar a abertura em Cascais e Caldas da Rainha. “As próximas aberturas surgirão das oportunidades: “ temos aqui um elemento muito válido, que é das Caldas da Rainha e que está a ser treinado para assumir o negócio. O nosso objectivo é formar as pessoas e colocá-las nos locais de origem. Tem de ter passado por aqui, que sentir esta envolvente.”