Sofia Tenreiro tanto se move no grande consumo como nas telecomunicações, nos media ou no sector da tecnologia, numa rota que a conduziu a multinacionais que são uma referência na sua área de atividade. Começou a carreira em 1998, como marketing brand manager (ABM) na Procter & Gamble, com responsabilidades pelo mercado português e espanhol, e no marketing estratégico a nível europeu, na sede em Genebra, na Suíça. No final de 2001 transitou para a L’Oréal em Espanha, como marketing manager. Um ano e meio mais tarde regressou ao Porto para trabalhar na Optimus, como strategic marketing manager. Em 2005 não resistiu ao convite do jornal Público, onde foi responsável pelo marketing editorial. Pela primeira vez, as suas responsabilidades estendiam-se também à área comercial.
A entrada no mundo da tecnologia aconteceu em 2007, ao aceitar o desafio da Microsoft para liderar a divisão de negócios Entertainment and Devices, tendo cinco anos depois assumido a responsabilidade por todo o segmento de consumo, como consumer channels group executive director. Nesta altura, liderou a que foi reconhecida como “the most high performing Consumer Team in Europe, #1 in growth and attainment.” Oito anos mais tarde, a Cisco ofereceu-lhe a liderança da empresa portuguesa. O facto de Sofia não ter uma vasta experiência no negócio B2B (Business to Business) não fez a empresa vacilar. As suas soft skills, a sua capacidade de aprendizagem e adaptação a um novo mercado e as diferentes valências que foi adquirindo ao longo do trajeto profissional, pesaram mais na decisão.
GARANTA JÁ O SEU LUGAR
Sofia Tenreiro vai integrar a mesa redonda ‘Como chegar ao topo – competências e atitudes vencedoras’, em que também participarão Inês Caldeira, country general manager da L’Oréal, e Maria Antónia Torres, diversity leader da PwC, numa conversa conduzida por Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch.
Garanta já a sua presença neste evento, que vai realizar-se no Auditório Cardeal de Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Os lugares são limitados. Saiba mais sobre a conferência e compre já a sua entrada a um preço especial até 15 de novembro.
Esta conferência conta com o patrocínio da Liberty Seguros, Novo Banco, Transearch e o apoio da Universidade Católica Portuguesa.
Hoje, Sofia é um ícone quando se fala de mulheres na tecnologia. Apesar do ritmo alucinante dos seus dias, raramente recusa um convite para partilhar a sua experiência quando acredita que ela pode inspirar outras mulheres a escolheram uma área onde o sexo feminino ainda está em clara minoria.
Leia a entrevista de Sofia Tenreiro à Executiva aqui.