Finalmente, as tão aguardadas férias! O que levar (ou não) na mala, pode ser determinante para se transformarem num sonho, ou num pesadelo. Para evitar o pior cenário, planeie com antecedência tudo o que precisa de levar. Malas feitas à última da hora são um risco, especialmente se for para uma viagem longa, ou com crianças. Eis algumas dicas para a ajudar a organizar tudo.
Conheça as previsões meteorológicas para o destino
Vá acompanhando as previsões meteorológicas para o seu destino de férias. Quanto mais próxima estiver a data, mais fidedignas serão as previsões. A roupa que levar deve adequar-se ao estado do tempo local, o que poderá ter influência no tipo de mala que leva. Roupas de inverno ocupam sempre mais espaço. Para destinos de calor leve também uma peça quente e para destinos frios uma peça mais fresca; previsões de temperatura, não são certezas.
Escolha as malas com critério
O número de malas e a sua dimensão dependerá do tipo de viagem e da duração. Em viagens de avião, por exemplo, há restrições quanto ao peso da bagagem e à dimensão. É importante que se informe junto da companhia aérea o que poderá transportar consigo.
Se viajar sozinha, o ideal é levar apenas uma mala de viagem tipo trolley. Se viajar acompanhada, deverá decidir se é preferível levar uma mala maior, ou mais do que uma de menores dimensões. Se for simplesmente à aventura, bastar-lhe-á uma mochila às costas, com o mínimo de peso possível e com formato ergonómico e adaptado para caminhadas.
Bagagem de mão
Se for viajar de avião e tiver de despachar bagagem para o porão, tem de se precaver em caso de perda da bagagem. É muito comum acontecer nesta altura do ano, em que aumenta o tráfego aéreo. Prepare uma mala que possa levar na cabine do avião com, pelo menos, uma muda de roupa, artigos de higiene e medicamentos, para não ser apanhada desprevenida no destino. Tenha em atenção o número de malas e a dimensão das mesmas. As companhias aéreas, sobretudo as low cost têm regras bastante apertadas. Algumas só permitem uma mala (incluindo mala de mão, de computador, etc.), outras permitem mais do que uma mala, mas com dimensões máximas específicas (rondam geralmente os 55 x 40 x 20 cm). Informe-se antecipadamente junto da companhia aérea.
Tenha também em atenção todas as restrições das companhias aéreas em relação aos artigos que pode transportar consigo na mala de mão: por exemplo, líquidos só em recipientes até 100 mililitros de capacidade, estão proibidos objetos pontiagudos. É também aconselhado colocar todos os artigos de higiene numa bolsa ou saco transparente (as companhias aéreas também definem a dimensão das bolsas deste tipo).
Faça uma checklist
Quanto mais cedo começar a fazer esta checklist, melhor. Tenha-a sempre consigo. Terá tempo para acrescentar, eliminar, ou substituir itens, de acordo com as suas necessidades. O ideal será organizá-la por categorias: sapatos/chinelos, roupa interior, calças/calções/saias, t-shirts, medicamentos, e assim por diante.
Não se esqueça de incluir a lista de todos os documentos de que necessitará: passaporte, vistos, bilhetes de avião/comboio/barco, reservas, receitas de medicamentos que ande a tomar, etc. Levar os comprovativos das reservas e bilhetes no smartphone é uma boa opção; em muitos locais, facilita o check-in. Tire fotocópias do passaporte, ou outro cartão de identificação pessoal, e dos cartões de crédito; é muito importante no caso de os perder, de serem roubados, ou destruídos. Separe sempre as cópias dos originais. Os originais deverão estar sempre consigo.
Exponha todos os itens antes de colocar na mala
Confira a checklist e coloque todos os itens em cima de uma cama, ou de uma mesa, antes de os arrumar na mala. De preferência, separe-os por categorias. Terá uma melhor perspetiva do espaço que irá precisar e se não estará a exagerar no número de artigos.
Toda a roupa deverá estar dobrada. Experimente enrolar, com cuidado, as camisas, blusas e t-shirts; será mais fácil organizá-las na mala, ocuparão menos espaço e terão menos vincos.
Coloque a roupa na mala
Faça-o de acordo com o seguinte critério: no fundo, o que for mais pesado e resistente; no topo, o que for mais leve e frágil, ou o que se amachucar mais. Os sapatos deverão ir no fundo (de preferência, junto às laterais), ou num compartimento à parte, dentro de sacos individuais. O ideal seria colocar também cada categoria de roupa (exceto as peças maiores) dentro de sacos de pano (importante no caso de roupa interior), mas não vale a pena complicar demasiado.
Nos espaços entre os itens mais pesados pode colocar os sacos com a roupa interior e, bem acomodados, secador de cabelo de viagem, ou outros aparelhos eletrónicos que não sejam frágeis e que considere importante levar consigo.
Por cima, coloque calças, calções, saias, vestidos e casacos. Há quem deixe as pernas das calças por dobrar e só o faça depois de ter toda a roupa na mala, para ajudar a acondicionar as outras peças de roupa. Em seguida, coloque as peças mais delicadas, ou que se amachuquem mais. No final, encaixe nos espaços vazios todos os acessórios (écharpes, lenços, cintos, etc.).
Guarde um espaço (de preferência numa das partes laterais) para uma bolsa com os artigos de higiene e medicamentos. Coloque dentro de sacos fechados os que possam verter.
Guarde espaço para os gadgets
Não há volta a dar: os gadgets fazem parte da nossa vida e têm de ir na bagagem de férias. Tablets, smartphones, computadores portáteis,… Conte com espaço na sua bagagem para eles e para os carregadores de baterias. Se for de avião, o mais aconselhável é levá-los na bagagem de mão em mala apropriada; pode arranjar espaço para os carregadores na mala que vai para o porão; pelo sim, pelo não, leve o carregador do telemóvel consigo.
Se for viajar para o estrangeiro, não se esqueça de verificar se é necessário levar um adaptador para as fichas elétricas e, mais importante, qual a voltagem no país em causa.
Viajar com crianças
Se for de férias com os seus filhos, a melhor opção é levar uma mala à parte para elas. Tem de levar mais peças de roupa e acessórios, já para não falar de alguns brinquedos. Mas não exagere. Se possível, decida em conjunto com elas os brinquedos de que não querem prescindir durante as férias, até um limite definido por si. Se for viajar de avião, leve brinquedos e livros na bagagem de mão para as distrair.
Muito importante também são os medicamentos. Se for passar férias no estrangeiro, sobretudo em locais onde poderá não ter farmácias perto, prepare uma “mini-farmácia” com os medicamentos básicos e um termómetro.