Fundação do Gil e Zippy juntam-se para construir a Clínica do Gil

Patrícia Boura, presidente executiva da Fundação do Gil, e Filipa Bello, head of Brand & Creative da Zippy uniram esforços e a Zippy lança a Coleção Imaginária com o objetivo de angariar 150 mil euros, valor necessário para tornar realidade este projeto dedicado à saúde mental infantil.

Meias Imaginárias da Coleção Zippy, cujas receitas revertem a favor da Clínica do Gil.

A Fundação do Gil quer construir a Clínica do Gil, um projeto dedicado à saúde mental infantil, e conta com o apoio da Zippy para sensibilizar para esta problemática e alcançar os 150 mil euros necessários, através de uma campanha solidária: a Coleção Imaginária. A Clínica do Gil surge no âmbito do projeto de Desenvolvimento da Fundação do Gil, com o objetivo de acompanhar crianças e famílias, com dificuldades de integração social, devido a problemas do foro físico, emocional ou comportamental. O espaço será aberto a toda a comunidade, com preços sociais e de mercado, e com o apoio de uma equipa técnica de terapeutas especialistas e permitirá uma intervenção especializada e integrada, no plano familiar, social, psicopedagógico e terapêutico. Localizada no jardim da Fundação do Gil, em Lisboa, a Clínica disponibilizará terapias nas áreas da Psicologia Clínica, Psicopedagogia, Terapia da Fala, Educação Especial, Terapia Ocupacional e Terapias das Artes.

A  Zippy, marca da Sonae que celebra o seu 25º aniversário, procura sensibilizar e promover uma discussão saudável sobre este tema que afeta tantas crianças. Para isso, apresenta a Coleção Imaginária, em que 100% das vendas líquidas das peças revertem para a construção da Clínica do Gil. A marca portuguesa inspirou-se nos amigos imaginários das crianças, que muitas vezes aparecem para ajudar a solucionar problemas, e criou uma coleção com peças que não existem. À venda em lojas físicas Zippy e no website da marca, a coleção é composta por meias (1€), cachecol (2€), boné (5€), baby grow (10€), mochila (15€), sapatilhas (20€), vestido (25€) e blusão (30€).

Dados publicados pela Organização Mundial de Saúde revelam que mais de 50% das doenças mentais têm início durante a adolescência. Estes casos, se acompanhados desde o início podem refletir-se em vidas futuras mais felizes e confiantes.Os problemas de saúde mental nem sempre são fáceis de identificar e, segundo a OMS,  mais de 30% dos jovens têm sintomas depressivos, mais de 16% dos jovens sofrem com ansiedade e Portugal é o 2º país da Europa com a maior prevalência de doenças psiquiátricas.

Patrícia Boura, presidente executiva da Fundação do Gil, explica que os problemas de saúde mental afetam cerca de 20% dos jovens e verificamos uma maior prevalência nos grupos mais desfavorecidos da população. A par disto, e quando pensamos que é na infância que a personalidade se forma e que o acompanhamento adequado permitirá às crianças tirar o melhor partido dela, compreendemos que soluções como a Clínica do Gil são urgentes. Ambicionamos que todos tenham acesso aos melhores cuidados, através de uma forte equipa de especialistas, e que as crianças de hoje se tornem adultos mais confiantes amanhã”.

Por seu turno, Filipa Bello, head of Brand & Creative da Zippy afirma: “No momento em que tivemos conhecimento do projeto (ainda imaginário) da Clínica do Gil, foi imediata a nossa vontade de nos envolvermos e ajudar a dar vida ao mesmo. Enquanto marca que atua junto de pais e filhos, sentimos que o nosso papel deve ser muito maior do que o propósito comercial. Queremos ser um agente ativo e presente na sociedade em que vivemos, que promove discussões sobre temas nem sempre fáceis, mas de extrema importância. Queremos envolver a sociedade, promover a discussão e evolução, encontrar soluções ou, no limite, ajudar uma família que seja, a identificar um problema que até então era desconhecido. Nunca tanto como agora a problemática da saúde mental está na ordem do dia, principalmente junto de crianças, e isso exige que estejamos alertas e atuemos o quanto antes. O nosso compromisso é estar ao lado das famílias, nos bons e maus momentos. Esta iniciativa está em tudo alinhada com o propósito da marca – we go together – sem deixar ninguém para trás, e especialmente no ano em que celebramos 25 anos, não podíamos estar mais orgulhosos de podermos, de facto, fazer a diferença.”

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