Este é um ano muito importante para a Católica-Lisbon já que comemora os seus 50 anos. Corria o ano de 1972 quando a Universidade Católica Portuguesa abriu, pela primeira vez, um curso superior em Administração e Gestão de Empresas, a fundação que permitiu criar a Católica Lisbon School of Business & Economics, hoje uma escola de referência mundial e que já formou mais de 50 mil alunos, incluindo a formação de executivos.
De acordo com Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, “foram 50 anos de permanente inovação e busca de excelência. Desde logo, um currículo inovador e rigoroso, lecionado por docentes experientes, muitos dos quais doutorados no estrangeiro e que trouxeram para a escola conhecimento de gestão de nível mundial e abordagens pedagógicas novas”.
Os 50 anos da Católica-Lisbon foram marcados por pioneirismo: Nos anos 90 com a criação da formação executiva contribuindo para capacitar os gestores e líderes das empresas portuguesas; Nos anos 2000, a escola desenvolve um processo acelerado de internacionalização, contratando docentes de todo o mundo e tornando-se a primeira escola portuguesa a receber a acreditação Triple Crown e a entrar no ranking do Financial Times que avalia as melhores business schools do mundo .Cria também o CUBE (Centro de Investigação em Gestão que se torna o melhor em Portugal, classificado pela FTC como excelente desde há 20 anos). Nos últimos três anos a Católica-Lisbon criou o Center for Responsible Business para promover a liderança responsável, o PROSPER – Center of Economics for Prosperity, para melhorar o desenho e análise de políticas públicas, e lançou projetos mobilizadores com as empresas nas áreas de internacionalização, alinhamento com a agenda de desenvolvimento sustentável, saúde mental e gestão da água, bem como parcerias na área digital e de inovação no retalho.
“Hoje, a Católica-Lisbon é uma escola ao serviço do desenvolvimento e progresso de Portugal, atraindo e formando em Lisboa talento internacional de exceção, capacitando os quadros empresariais e apoiando as empresas no seu processo de desenvolvimento. Portugal enfrenta enormes desafios de crescimento, produtividade e inclusão e a Escola está a atuar nas áreas chave”, salienta Filipe Santos, acrescentando,“as business schools têm atualmente o papel e a responsabilidade de serem agregadores e mobilizadores das empresas e empreendedores, criando consórcios e atuando em parcerias para promover o desenvolvimento económico e social das nações. A Católica-Lisbon assume esse papel com naturalidade, dada a sua matriz fundacional e independência, mas também o assume com responsabilidade, empenho e criatividade”.
Para celebrar os 50 anos da Católica Lisbon School of Business & Economics, a escola vai promover um programa de comemorações cujo foco será no papel das lideranças éticas e responsáveis para o desenvolvimento de Portugal, “pois acreditamos que as empresas e a iniciativa privada são motores essenciais para o progresso”.
Em 2023, a Católica-Lisbon continuará a inovar, lançando novos modelos educativos para profissionais usando tecnologias digitais e construindo um novo campus que permita o crescimento da escola e a criação das melhores condições para um ensino e investigação de excelência, fazendo de Lisboa um hub de atração e desenvolvimento de talento em gestão, economia e inovação.
Leia mais artigos sobre a Católica-Lisbon aqui.