Não se candidatar a uma promoção por achar que não está à altura, evitar dar opinião nas reuniões com medo de dizer um disparate, sentir-se uma fraude nos primeiros tempos num novo cargo, preferir fazer o trabalho de bastidores do que uma apresentação em público, recear mudar para um setor que não conhece bem… estes são apenas alguns dos comportamentos típicos da maioria das mulheres que sabotam a própria carreira. Para a ajudar a identificar as atitudes que a têm impedido de passar ao nível seguinte e lhe dar mais confiança para procurar e agarrar novas oportunidades, a Executiva desenhou o Programa Intensivo de Desenvolvimento de Carreira, que se vai realizar no dia 25 de setembro, no Auditório da Abreu Advogados, em Lisboa.
Reunimos um painel de especialistas e executivas que ao longo de um dia vão dar-lhe pistas sobre como ganhar visibilidade na sua empresa, desenvolver as soft skills mais valorizadas e cuidar do corpo e da mente para manter a energia em todo o percurso.
Colocar-se no mapa
Como gerir a sua carreira em direção ao topo, que atitudes deve ter para que lhe reconheçam potencial para cargos de liderança, quais os truques para gravar um testemunho em vídeo de forma segura e com uma mensagem clara, como construir uma marca pessoal que a distinga dos seus pares, quais as técnicas de negociação mais eficazes para alcançar os seus objetivos, e como ser fiel aos seus princípios e ao seu propósito enquanto profissional, são os temas do primeiro painel, bem como as atitudes que deve tomar para impulsionar a sua carreira e quais os erros que deve evitar para não sabotar a sua evolução profissional.
Desenvolver as soft skills
Neste painel serão abordados mais alguns temas que afetam, sobretudo as mulheres. Falamos de reforçar a autoconfiança – pois na maioria das vezes o que a leva a recusar uma promoção, por exemplo, não é a falta de competência mas sim de confiança -, de aprender a dizer “não”, de vencer a síndroma do impostor, a culpa e o medo que a impedem de agarrar novas oportunidades, e de trabalhar mais a sua auto-motivação e a resiliência, para que seja capaz de insistir e reerguer-se quando as coisas correm mal. Outro tema importante é como energizar o corpo e a mente, pois sem energia dificilmente conseguirá conciliar todas as áreas da sua vida.
Liderar em feudos masculinos
Após o almoço, durante o qual terá oportunidade para repôr a energia e também de fazer networking com as participantes e os oradores presentes, Carmo Sousa Machado e Cristina Rodrigues fazem o arranque da segunda parte do Bootcamp Executiva com uma conversa sobre “liderar em feudos masculinos”. Carmo Sousa Machado é chairman da Abreu Advogados e foi a primeira mulher em Portugal a liderar uma sociedade de advogados, e Cristina Rodrigues, depois de ter sido durante nove anos a única diretora financeira da Capgemini da Europa, é, desde o ano passado, a primeira mulher a assumir a liderança de uma grande consultora no nosso país. Esta será uma oportunidade única de assistir à conversa de duas executivas de topo sobre as características e competências que têm as mulheres líderes e quais os desafios que enfrentam.
Cuidar do corpo e da mente
Neste último painel, os nossos oradores vão mostrar-lhe como manter o equilíbrio num mundo altamente exigente, incerto e competitivo, ser uma profissional mais eficaz apesar do pouco tempo que tem, adotar atitudes de atleta empresarial que a ajudem a vencer os inúmeros desafios que enfrenta e a trabalhar melhor em equipa, incorporar o mindfulness no seu dia-a-dia e ser mais feliz no trabalho.
Finalmente, a última talk será de Sara do Ó, que deixou uma carreira promissora na KPMG para criar uma pequena consultora capaz de dar resposta a necessidades que os seus clientes tinham mas a que uma grande consultora não conseguia dar resposta. Doze anos depois, lidera o Grupo Your, que tem 11 empresas e dá emprego a 200 colaboradores. Sara do Ó vai partilhar com as participantes do Programa Intensivo de Desenvovimento de Carreira como tem sido o seu crescimento como líder.
Acreditamos que no final deste dia de formação, sairá com ideias mais claras sobre o que é realmente importante para progredir na carreira, será capaz de ajustar atitudes que podem estar a impedi-la de chegar onde deseja e ficará mais desperta para as várias componentes que a colocam no caminho do sucesso. No final, ainda poderá desfrutar de mais um momento de networking com mulheres de diferentes setores e funções.
Os lugares são limitados e o preço early bird termina a 15 de setembro. Garanta o seu lugar aqui.