Os meus limites não são os teus limites

Sou uma grande fã da Michelle Obama e apesar de ter gostado mais do primeiro livro, Becoming, há uma parte do segundo, The light we carry, que me chamou a atenção. Quando ela conta que, ainda na escola secundária, vai falar com o college counselor sobre a ambição de estudar em Princetown, uma das melhores universidades americanas, e este lhe diz que ela “não é material para Princetown”. Ela entra em Princetown e diz esta frase que me marcou: “os nossos limites não devem limitar os sonhos dos outros”.
Fiquei a pensar nesta frase e no papel que tenho atualmente como mentora e role model. Cresci numa família que nunca impôs limites à minha ambição profissional. Estudei o que quis, fui trabalhar para Madrid com 24 anos e, quando disse que queria vir para os EUA, o meu pai respondeu assim: “Vai. Se alguma correr mal, nós estamos aqui para te ajudar.”
Como mentora da nova geração de mulheres cientistas sinto uma responsabilidade acrescida de lhes dizer “Vocês conseguem! A escolha é vossa”. O futuro de uma cientista não é só brilhante em Boston, é brilhante onde ela quiser fazer investigação! Acredito que não é da minha responsabilidade impor limites, mas mostrar-lhes que é possível. O meu limite não é o limite de ninguém. E ainda bem!

 

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 
Leia mais artigos de Ana Cadete.

 

Publicado a 21 Junho 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros