O cozinheiro mais famoso da atualidade mostra mais uma vez a sua paixão pela comida. Comer bem não tem de ser sinónimo de pratos sensaborões, capazes de fazerem qualquer uma desistir de fazer uma alimentação saudável ao fim de pouco tempo. As receitas que integram este livro foram criadas com o apoio de médicos e nutricionistas e mostram que a cozinha saudável pode ser simples e deliciosa. Deixamos-lhe uma receita para abrir o apetite.
Frango Bombaim & couve-flor
Ingredientes para duas pessoas: 2 peitos de frango sem pele; 100 gr. de arroz integral; 1/2 couve-flor pequena (400 gr.); 1/2 ramo de hortelã; 6 c. de sopa de iogurte natural; 1 limão; 1 c. de chá de açafrão-da-índia em pó; 1 c. de chá de caril em pó; 1 c. de sopa de vinagre balsâmico; 2 dentes de alho; 1 pedaço de gengibre com 3 cm. ; 1 c. de chá rasa de cominhos; 1 c. de chá de mostarda preta em grão; 4 poppadoms prontos a cozinhar; 60 gr. de espinafres baby; 1 malagueta vermelha fresca
Pré-aqueça o forno a 220.º. Coza o arroz em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Corte a couve-flor em pedaços pequenos e coloque dentro de um coador por cima do arroz e deixe-a cozer, coberta, no vapor durante 15 minutos.
Coloque as folhas de hortelã num copo misturador (reserve algumas das mais pequenas), adicione 3 colheres de sopa de iogurte, metade do sumo de limão e um pouco de água. Bata durante um minuto até obter um creme aveludado e verde. Transfira para uma taça e guarde no frigorífico.
Sem lavar o copo misturador, deite o restante iogurte e o sumo de limão, o caril, o vinagre balsâmico, o alho esmagado e o gengibre descascado e finamente picado. Para fazer uma marinada triture tudo até obter um creme aveludado e verta para uma assadeira grande.
Faça umas incisões ligeiras no frango, para a carne absorver melhor os sabores, e envolva na marinada. Quando terminar o tempo de cozedura da couve-flor, transfira-a para a assadeira. Misture rapidamente tudo, polvilhe com os grãos de cominho e de mostarda e leve ao forno durante 15 minutos ou até o frango estar no ponto e a couve-flor maravilhosa.
Quando o arroz estiver cozido, escorra-o, deixando um pouco de água no tacho. depois coloque o coador com o arroz por cima do tacho, tape e coloque o tacho no lume mínimo para manter o arroz quente.
Um por um coloque os poppadoms no micro-ondas cerca de 30 segundos.
Corte o peito de frango em fatias e distribua pelos pratos, tal como a couve-flor, o arroz, os espinafres e os poppadoms. Salpique com o molho e polvilhe com a malagueta finamente laminada. Finalize com as folhas de hortelã e toca a comer.
Nota do autor: Os cominhos e o açafrão-da-índia são excelentes fontes de ferro e se os combinarmos com sumo de limão, como acontece neste prato, o nosso corpo absorverá mais eficazmente todo esse ferro.